Certa feita, uma moça membro de minha igreja, quando chegava à Escola Dominical, recebeu um telefonema de uma pessoa que gritava dizendo que sua tia tinha sido seqüestrada. A menina ficou completamente desesperada chorando compulsivamente em virtude da notícia recebida. Claro que tudo não passava de um trote, no entanto, até que a verdade viesse à tona, nossa irmã em Cristo vivenciou momentos de intenso desespero.

No culto da noite depois que tudo se esclareceu, a moça me solicitou que a permitisse compartilhar com a igreja o episódio da manhã. Ao fazê-lo, trouxe prioritariamente ênfase àqueles que durante a ebulição do suposto problema se colocaram ao seu lado ajudando-a a agir de forma prática e racional. Seu discurso final foi: Como é bom ter amigos! Seu testemunho enfatizou a importância de se ter amigos, os quais se fazem presentes em todas as circunstâncias da vida.

Caro leitor, a palavra AMIGO possui a mesma raiz etimológica da palavra AMOR, o que nos leva a entender que é impossível ter amigos sem amar, até porque, não se pode jamais separar afetividade de companheirismo, amor de amizade, carinho de fraternidade. Cristo em sua infinita graça, além de nos proporcionar a vida eterna, nos concedeu a regalia de desfrutarmos da “Communion Sanctos”. Através do relacionamento com irmãos queridos na Casa do Senhor, consolamos e somos consolados, ajudamos e somos ajudados, rimos e choramos, festejamos e lamentamos.

Sem sombra de dúvidas a existência de amigos verdadeiros nos fazem desfrutar de momentos extremamente abençoados. Como bem dizia Vinicius de Moraes, a gente não faz amigos, reconhece-os.

Que tal escrever ou telefonar para os seus amigos dizendo-lhes o quão importantes são na sua vida e história? Como bem falou Renato Russo, É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã" , até porque a vida passa rápido e quando a gente menos percebe o tempo se foi, e aí em algumas situações pode ser tarde demais.

Pense nisso!

Fonte: Renato Vargens


O que Deus quer de mim? Será que Deus está querendo algo especial de mim? Não entendo o que Deus está querendo me dizer com isto. Gostaria de saber claramente o que Deus quer.
Estas são perguntas que mais ouço enquanto tento cuidar de pessoas. Tais perguntam, aparentam pre-ocupação em saber o querer de Deus. Penso, no entanto, que elas demonstram desconhecimento do que é básico no tocante ao relacionamento com Deus. Digo isto, apegando-me a expressão que Jesus usa na chamada "ORAÇÃO INTERCESSÓRIA", em João 17.3: "...que te conheçam a Ti, como único Deus verdadeiro...e a Jesus Cristo, a quem enviaste". Jesus diz que, CONHECER A DEUS é a vida eterna, isto é, TUDO. Se é assim, e é assim que creio que é, então, é com este trabalho que devemos nos ocupar, CONHECER A DEUS. Pra que esta tarefa não fique tão complexa, pensando e crendo que, Jesus disse que, quem O vê, vê o Pai. Que quem O conhece, conhece o Pai. Que Ele e o Pai são um só. Então, seguindo Jesus, é certo que conheceremos o Pai. Ora, se agindo assim, resolvemos esta questão, então, tudo o mais devemos fazer absolutamente confiantes que estamos fazendo a vontade do Pai. Se a base de nossa pre-ocupação é CONHECER A DEUS, todas as nossas questões serão tratadas a partir deste aferidor, pois, quem quer conhecer alguém, caminha junto, fica perto, ouve, fala, serve, se deixa servir, enfim, investe tempo. Uma vez tendo o CONHECER A DEUS em perspectiva o que fazer? Ora, seja lá qual for o segmento em que você atua, trabalhe sério. Busque ser criativo. Aproveite bem as oportunidades. Estude e se equipe o melhor que você puder. Gaste tempo pensando em como melhorar seus conhecimentos. Aprimore-se. Atualize-se. Contextualize-se. Respeite seus limites. Descanse pra valer. Cuide de sua saúde. Honre seu casamento. Ame sua família. Construa amizades sinceras. Amplie e valorize sua rede de relacionamentos. Não desdenhe de ninguém. Não crie obstaculos. Não alimente o mito da invalidez por conta de seus erros e fraquezas. Ao contrario, não os repita. É isto, BUSQUE CONHECER A DEUS, no mais, faça o melhor que você puder em tudo, pois, isto é a vontade de Deus pra sua vida. Ah, sim, claro, ORE SEMPRE E ORE SIMPLES.

Fonte: Carlos Bregantim


O apóstolo Paulo quando escreveu esse texto de Gálatas - 6 - 17 : 17 estava se referindo às cicatrizes que ele trazia no corpo, fruto das perseguições pela causa de Cristo. Os Judeus tinham como marca, ou seja, como selo, a circuncisão. Já os sacerdotes dos deuses pagãos tinham marcas em seu corpo – feitas com ferro em brasa – que identificavam o deus que eles serviam. Paulo mostra nesse texto, que em contraste com a marca da circuncisão – presente no corpo dos judeus – e com outras marcas presentes no corpo de pessoas que não serviam a Deus, ele tinha cicatrizes que o marcavam e provavam o quanto ele havia se tornado um escravo de Cristo. Ou seja, Paulo tinha marcas que revelavam que ele era um cristão.

Essas marcas surgiram, justamente, porque outras marcas afloraram na vida de Paulo e revelaram o quanto ele era um cristão. Por tal razão é que ele foi tão perseguido e marcado pelas cicatrizes.

Geralmente quando se fala nas marcas de Cristo em uma pessoa, lembra-se logo de: amor, alegria, esperança, certeza da salvação etc.. Entretanto, queremos falar de outras marcas, menos lembradas, mas tão importante quanto as acima citadas. Queremos falar de algumas marcas, que, assim como as demais, no dia a dia, caracterizam uma pessoa como cristã. Queremos falar, entre tantas, SETE CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM UM CRISTÃO, conforme esmiuçadas a seguir:

1. Capacitado (2ª Cor. 3:5) – “Não que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa como se partisse de nós mesmos, mas a nossa capacidade vem de Deus”.

Ser capacitado, aqui, não quer dizer aquela pessoa que tem habilidades inatas, ou que tem conhecimentos empíricos ou adquiridos nos bancos de uma universidade. Isto ajuda, mas, ser capacitado aqui significa ser uma pessoa que tem o desejo de satisfazer os interesses de Deus.

OU SEJA, UM CRISTÃO DEVE PROCURAR ENTENDER COMO A SUA VISÃO E OS SEUS OBJETIVOS PODEM SATISFAZER OS INTERESSES DE DEUS.

É por não fazerem isso que tantos saem da visão. Tantas igrejas ensinam heresias. Tantos irmãos têm práticas reprováveis. Falta-lhes o interesse de satisfazerem a Deus. Ser capacitado é deixar que Deus diga quando, onde e como ser usado por Ele. É essa capacitação que deve ser espelhada na vida do cristão.

2. Racional (Romanos 12:1-2) – “Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

A sabedoria das pessoas está degenerada. A capacidade de pensar é utilizada para achar-se que é possível viver sem Deus. Fomos seres criados à imagem e semelhança de Deus. Como portadores da imagem de Deus, somos racionais, ou seja, pensamos. Entretanto, o pecado, lá no Éden, desfigurou essa imagem. Então, continuamos portadores da imagem de Deus, mas em razão desta imagem estar distorcida, a nossa capacidade de pensar, assim como as demais capacidades, foi redirecionada para uma superficialidade. Assim, tratamos o pecado superficialmente.

A verdadeira mudança, que caracteriza um cristão, segundo Paulo, requer muito mais que a alteração de um comportamento pecaminoso. A verdadeira mudança exige que adentremos a esfera obscura da nossa mente e aprendamos o que significa deixar que o Espírito de Deus nos renove em nosso modo essencial de pensar. É isto que significa transformação pela renovação da mente.

3. Imitador de Cristo (1ª Cor. 11:1) – “Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo”.

(1ª Pedro 2:21) – “Para isto fostes chamados, porque também Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas”.

(1ª João 2:6) – “Aquele que diz que está nele, também deve andar como Ele andou”.

Ser cristão é ser imitador de Cristo; é seguir o exemplo de Cristo; é agir como Cristo agiria se Ele estivesse no nosso lugar. É se portar com a consciência de que os pensamentos, palavras e atitudes precisam ser semelhantes aos pensamentos, palavras e atitudes de Cristo.

4. Servo (Col. 3:23-24) – “E tudo o que fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que serves”.

A lógica de Deus é inversa a dos homens. Há muitas pessoas querendo ser usadas na Obra de Deus, mas o querem fazer somente em lugares de destaque. Dessa forma não são usadas nunca e ficam sentadas nos bancos das igrejas, achando que o pastor não as ama, Deus não as ama etc..

Ser servo é estar disponível para trabalhar para Deus. Ser servo é estar pronto para ajudar pessoas independentemente de ter afinidade com elas ou não. É estar pronto a abrir mão de determinadas coisas mesmo que isto pareça uma perda, pois, na obra de Deus se ganha quando se “perde”. Torna-se o maior tornando-se, em primeiro lugar, o menor.

Hoje em dia as pessoas vêm a Deus porque querem ficar curadas de uma enfermidade; porque querem um carro novo; porque querem que o marido deixe de beber; porque querem que o filho deixe de se drogar etc. Mas não vêm a Deus porque querem servi-Lo. Falta-lhes o desejo essencial: o serviço a Deus de todo o coração.

5. Temente a Deus (Pv. 8:13) – “O temor do Senhor é odiar o mal”;

(Pv. 10:27) – “O temor do Senhor aumenta os dias”;
(Pv. 14:27) – “O temor do Senhor é uma fonte de vida”;
(Sl 111;10) – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”.

Temer a Deus é diferente de ter medo de Deus. Muitas pessoas não praticam determinadas coisas, porque têm medo das conseqüências de suas atitudes. Assim, não adulteram, por exemplo, porque temem perder o seu cônjuge. Ou, ainda, não freqüentam determinados lugares, porque têm medo de serem castigadas por Deus etc.

Entretanto, temer a Deus é respeita-Lo e procurar fazer a Sua vontade para que Ele se sinta glorificado com as atitudes dos seus servos. Os textos supratranscritos mostram o que é temer ao Senhor e quais os benefícios que esse temor traz para a pessoa temente.

Vê-se, portanto, que o temor a Deus é muito mais profundo e muito mais benéfico do que o medo de Deus.

6. Aceito na comunidade (1ª Tm 3:7) – “Também é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair em opróbrio (desonra), e no laço do diabo”.

Comunidade, aqui, implica a de dentro e a de fora. A de fora, por sua vez, implica: trabalho, vizinhos, casa etc.. Ser aceito na comunidade significa que a pessoa deve ter uma vida irrepreensível. Isto não quer dizer concordância dos outros com tudo que o cristão faz, mas, que as atitudes dele não são reprováveis.

As pessoas de fora – assim como as de dentro – podem até não concordar com determinadas decisões ou atitudes do cristão. Entretanto, não podem ter subsídios para condenar essas atitudes. Se elas – as atitudes –forem corretas, subsumidas à vontade de Deus, não servirão de base para acusações ou coisas do gênero.

7. Obediente (2ª Cor. 10:5) – “Derrubamos raciocínios e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo”.

A desobediência tem sido a causa de tantos fracassos espirituais. O pecado é, justamente, a desobediência aos preceitos de Deus. O “errar o alvo” traçado por Deus. Há muitas pessoas se dizendo cristãs e cultivando verdadeiros “pecados de estimação”. Ser obediente a Cristo é fazer com que as atitudes e pensamentos estejam enquadradas nos ensinos de Cristo.

Note-se, que após a análise dessas sete características, pode-se formar um acróstico com as mesmas:
C apacitado
R acional
I mitador de Cristo
S ervo
T emente a Deus
A ceito na comunidade
O bediente

Isto serve para lembrar que as atitudes acima referidas devem estar arraigadas na vida de um cristão. Ninguém tem o direito de dizer que é um cristão se tais atitudes não estiverem presentes em sua vida, pois do contrário, seria uma afronta ao próprio Cristo, que, antes de tudo, ensinou tais atitudes com a prática. Portanto, esforcemo-nos para aplicar tais ensinamentos em nossas vidas e, para tanto, Deus nos ajude.

Autor: Valter Vandilson Custódio de Brito

Vi no : umap-vca




Mudanças! Elas acontecem o tempo todo. Você e eu não somos os mesmos de dez anos atrás. Estamos em constante mudança em nossa vida. Alguns, porém, estão mudando para pior. Talvez lentamente, sem que percebam ou mesmo de forma consciente, estão caminhando para uma mudança que desagrada a Deus.



O desejo de Deus para a nossa vida é que mudemos gradativamente para melhor. Esse processo é chamado de santificação. É um processo que deve sempre avançar. Deus pessoalmente nos ajuda nessas mudanças, mas é preciso entender que elas não são automáticas, pois precisam de nosso empenho.

“Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra” (1 Ts 4:4)

O fator que mais faz as pessoas mudarem para pior chama-se negligência. Uma vez salvas, as pessoas com o tempo tendem a se acomodar e, sendo assim, acabam não avançando nas mudanças para melhor, o que abre espaço para as mudanças para pior.

É preciso uma análise sincera de nossa vida, entre nós e Deus, para que saibamos se as nossas mudanças tem sido para melhor ou para pior, se temos sido negligentes ou não. Eis algumas perguntas que podem ajudar nesta análise:

Como anda minha leitura bíblica? Está melhor que anos atrás?

Como está minha prática da Palavra de Deus? Tenho conseguido vencer barreiras através da obediência a Deus?

Como anda meu comprometimento com a obra de Deus? Apenas vou à igreja para assentar-se e “assistir“ ao culto ou tenho botado a mão na massa para colaborar com o reino de Deus?

Hoje, estou mais próximo de Deus do que antes ou tenho apenas vivido uma vida de aparências?

Faça essas e outras perguntas a si mesmo e responda-as com sinceridade perante Deus. Se chegar a conclusão de que as suas mudanças estão sendo para pior, saiba que ainda há tempo de reverter esse quadro, mas será preciso uma atitude séria de sua parte, um comprometimento sério perante Deus.

Enquanto há vida, há esperanças! “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6)

Vi no: esboçandoideias.com



Mais um absurdo para a nossa sociedade violenta e cada vez com menos valores...



Este site americano oferece o GodBlock (Bloqueie Deus, na tradução) que, conforme sugere o nome, bloqueia nas páginas da internet as propagandas religiosas, como estas que às vezes o Google coloca em blogs.

O site afirma que o filtro se destina aos pais e às escolas que desejam proteger as crianças da doutrinação da religião, qualquer que seja ela. “Quando instalado corretamente, o GodBlock analisa cada página acessada pelo seu filho, antes de carregá-la, e verifica se há textos sagrados, nomes ou figuras e símbolos religiosos.”

Explica que o 'programinha' surgiu em reação à tendência cada vez mais forte nos Estados Unidos da pregação de fundamentalistas evangélicos, mórmons, batistas, muçulmanos e judeus que “dificultam o avanço da ciência e corrompe a mente das crianças”.

O programa é de graça, mas o site pede donativo de US$ 5 (R$ 8,5). O doador terá direito a dez adesivos com o logo do GodBlock, como o no braço da garota da foto. Também vende camisetas com o símbolo. O site publica comentários de internautas, como de Poulter L. Martin: “Finalmente, alguém pensou em proteger as crianças”.

Fonte: E-Paulo Lopes

Certa vez um homem da cidade enquanto viajava pelo interior das Minas Gerais, resolveu evangelizar um matuto que estava sentado à praça de sua cidade. Sem titubeios ele começou a falar dos atributos de Deus, do amor de Jesus, além do cuidado do Senhor para com os seus. Entretanto, por maior que fosse o esforço do homem da cidade em se fazer entender, o caboclo nada entendia.Percebendo que não conseguia penetrar no coração do homem da roça, o evangelista resolveu recitar o salmo 23 em “mineirês”.

O sinhô é meu pastô e nada há de me fartá
Ele me faiz caminhá pelos verde capinzá
Ele tamém me leva pros corgos de água carma
Inda que eu tenha qui andá
nos buraco assombrado
lá pelas encruzinhada do capeta
não careço tê medo di nada
a-modo-de-quê Ele é mais forte que o “coisa-ruim”
Ele sempre nos aprepara uma boa bóia
na frente di tudo quanto é maracutaia
E é assim que um dia
quando a gente tivé mais-pra-lá-do-qui-pra-cá
nóis vai morá no rancho do sinhô
pra inté nunca mais se acabá...
AMÉIM!

Assim que terminou de receitar o salmo 23 em “idioma mineiro”, o caipira abriu um largo sorriso, demonstrando que havia entendido a mensagem.

Pois é, como dizia o filósofo Chacrinha quem não se comunica se trumbica, e vamos combinar uma coisa? A comunicação é a chave do negócio. Isto posto, afirmo sem sombra de dúvidas do que mais do que nunca precisamos aprender de forma inteligente a como penetrar no coração das pessoas anunciando-lhes a mensagem da salvação eterna, até porque, caso contrário nos frustaremos em nossa missão.

Pense nisso!

Fonte: Renato Vargens


Sabendo que a vida é um verdadeiro desafio o apóstolo Paulo disse: " Aprendi a viver alegre em toda e qualquer situação".

Ele sabia que estava sujeito a tudo, tanto a coisas boas, como a coisas ruins, mas aprendeu a viver com paz no coração, não se deixando abater pelas circunstâncias.

O Apóstolo Paulo estava preparado para o desafio da vida. E você? Está preparado? Abaixo estão alguns passos que o fará viver em segurança em qualquer situação:

1 - Busque a presença de Deus, dentro de você mesmo, rendendo-se a ele.
2 - Viva um dia de cada vez
3 - Aprenda a agradecer por tudo
4 - Caminhe firmemente em busca de seu objetivo
5 - Seja uma pessoa de ação
6 - Procure "voar" mais alto
7 - Não se desespere em momento algum...

A vida é realmente dura, mas Deus tem recursos suficientes para nos fazer viver da melhor maneira possível.

Vi no: umap-vca

Quem não quer tem um quarto legal? Afinal boa parte das pessoas, quando estão em casa, passam grande parte do seu tempo dentro dele. Além de provavelmente ser o lugar onde nós recebemos os amigos e parentes, não?

1 – Quarto com a cama suspensa

a97061_g039_12-loft

Apesar de parecer apenas um quarto comum, se você olhar com atenção as imagens notará que a cama fica suspensa dentro de uma “caixa” que sai do teto. Desse modo é possível ter muito mais espaço no quartinho, pois a cama ocupa um espaço normalmente vazio, o teto.

2 – Quarto piscina

a97061_g039_5-coolest2

Com esse quarto você iria impressionar muitas pessoas, mas ele não é recomendado para quem mora em lugares frios, ou quem costuma chegarmuito tarde e com muito sono em casa.

3 – Quarto medieval

a97061_g039_2-berlin

Esse quarto foi projetado para ser uma pequena cidade medieval animada, contudo o mais legal é que a cama, além de servir para dormir, é um pequeno campo de mini-golfe.

4 – Quarto livraria

a97061_g039_4-bookshelve

Se você quer que seu filho goste de livros, nada melhor que faze-lo dormir no meio deles. Esse quarto é um conceito bem apreciado por japoneses, devido a falta de espaço. Eles incorporaram uma estante a cama, assim a criança tem onde dormir, onde guardar os livros e ainda adquiri um pouco mais de cultura.

5 – Quarto de brasileiro

a97061_g039_3-outside

Dois artista brasileiros desenvolveram esse quarto e o testaram durante o ano de 2009. Ele foi construído na parede exterior de um prédio no Rio, mas não se preocupe o banheiro era na parte interna.

6 – Quarto compacto

a97061_g039_6-folding-bedroom

Se tem uma coisa que o pessoal dos olhinhos puxados sabe fazer é poupar espaço. Eles criaram um quarto totalmente dobrável, se quiser você consegue leva-lo dentro do seu carro para qualquer lugar, sem problemas.

7 – Quarto de Princesa

a97061_g039_7-fantasy

Se você sonha em ter um quarto digno de princesa essa é a melhor opção. O problema é que seu pai, o Rei, vai ter que investir 47 mil dólares (80 mil reais) para realizar seu sonho.

8 – Quarto do Cielo

a97061_g039_8-pool

Esse é o quarto dos sonhos de qualquer nadador, pois ela tem praticamente um piscina olímpica dentro.

9 – Quarto subaquático

a97061_g039_9-underwater

Esse ainda é um projeto, mas pode se torna realidade logo, pois empresas de turismo para ricos pensam que isso pode dar um bom dinheiro.

10 – Hotel quarto dos sonhos

a97061_g039_10-fox-hotel

O Hotel Fox em Copenhague contratou 21 artista, para que eles criassem 61 quartos dos sonhos. Os conceitos vão desde de mangas até um quarto com pinturas psicodélicas.

11 – Quarto dos espelhos

a97061_g039_11-mirror

O conceito desse quarto é bem simples, um quarto cheio de espelhos em todos os cantos possíveis, dispostos de maneira aleatória.



"O amor seja sem hipocrisia." (Rm 12. 9)

Todos nós sabemos o que é o amor. Pelo simples fato de desejarmos ser amados, sabemos o que é o amor. Alguns, porém, se confundem atribuindo ao amor apenas o status de sentimento, mas o amor é pura atitude.

Hipocrisia é o ato de fingir o que a gente não é, ou não sente, ou não crê; falsidade. Vivemos numa sociedade hipócrita, que tem como base de seus relacionamentos os interesses e a mentira. Isso gera um “amor” demonstrado com base na hipocrisia e não na verdade. Um amor comprometido e desviado do que realmente é.

O texto bíblico é claro e direto: "O amor seja sem hipocrisia." (Rm 12. 9). Qualquer ensaio da prática de um “amor” que tenha traços de falsidade e mentira, ou interesses maldosos, não é a virtude que chamamos amor.

Não é estranho pra mim que atualmente seja tão difícil encontrar pessoas que amam de verdade, pois atualmente, talvez amemos mais as coisas que as pessoas. Vejo pessoas amarem [de verdade] carros, animais, bens materiais, cargos, aparelhos tecnológicos, muito mais e com mais verdade do que amam as pessoas.

Essa virtude é tão importante, que Jesus a usou para resumir toda a lei de Deus em apenas dois mandamentos: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12. 30-31)

Jesus também advertiu sobre o que a maldade e a hipocrisia fariam com o amor na vida das pessoas nos últimos tempos: “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.” (Mt 24. 12)

Infelizmente, é o que temos visto hoje! Não contribua para este esfriamento. Pratique esta virtude!

"Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." (1 Jo 3:18)

Por: André Sanchez.


Uma menina foi à loja comprar um presente para sua irmã.


Quando entrou, a balconista estava tão distraída, olhando para a rua, que nem a viu entrar.

Com o nariz contra o vidro, seus olhos pararam fixos num colar de turquesas azul, da cor de seus olhos, que brilhavam mais que as pedras. Disse:

- Senhora! Posso ver aquele colar?

A dona da joalheria, que ainda não tinha visto a menina, tomou um grande susto. Entrou em crise de riso e achou muita graça da menina.

Meio desconfiada, mas movida pela graça, apanhou o colar e mostrou-o à menina.

- É para minha irmã. Pode embrulhá-lo num pacote de presente bem bonito?

- Quanto dinheiro você tem, meu bem?

Sem hesitar, a menina tirou do bolso da saia um lenço todo amarrado e, desfazendo os nós, colocou sobre o balcão. Com um ar de felicidade, disse:

- É tudo o que eu tenho. Isso dá?

- Eram apenas algumas moedas.

- Eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que a mamãe morreu, ela cuida de mim, dos meus irmãos e do papai, e nunca tem tempo para ela. Hoje é o aniversário dela e eu queria que ela ficasse com esse colar, que é da cor de seus olhos.

A dona foi para o interior da loja, colocou o colar num estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço de fita verde.

- Tome! Leve com cuidado.
A menina saiu feliz, saltitando pela rua afora.

Ainda era dia quando uma linda jovem, de cabelos cacheados e negros, muito bem penteados, adentrou-se pela loja e colocou sobre o balcão o embrulho desfeito e perguntou:

- Esse colar foi comprado aqui?

- Sim, minha jovem - Respondeu a dona, encantada com a beleza da moça.

- E quanto custou?

- Quanto ao preço, querida, isso é um assunto confidencial entre eu e sua irmã.

- Mas ela não tinha dinheiro suficiente para comprar este colar de pedras tão preciosas!

A dona tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem, dizendo:

- Sua irmã pagou o preço mais alto que alguém pode pagar. Ela deu tudo o que tinha!

O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pelas faces jovens, enquanto suas mãos tomavam do embrulho e ela retornava ao lar, emocionada.

Fonte: missãojovem




Seja sincero: O que você mais faz em sua vida: Clamar ou reclamar? Estas duas palavras fazem parte do dicionário de todas as pessoas. Todos nós já clamamos e todos nós já reclamamos...



Clamar é se achegar perante Deus com humildade, crendo que Ele pode nos ajudar, nos amparar; pedir o Seu socorro, sua ajuda; confiar no Seu poder, na Sua soberania e, enfim, ter esperança e paz.

O povo de Israel, que sofria como escravo no Egito, clamou a Deus: “e os filhos de Israel gemiam sob a servidão e por causa dela clamaram, e o seu clamor subiu a Deus.” (Ex 2. 23)

O clamor foi aceito por Deus, que “viu os filhos de Israel e atentou para a sua condição.” (Ex 2. 25)

O clamor é o que Deus deseja de nós. O Salmista deixa claro a atitude do Senhor perante o nosso clamor: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Sl 40:1)

Sabemos clamar, mas sabemos reclamar muito mais. Reclamar mostra desconfiança, falta de fé, falta de gratidão, falta de esperança e até desrespeito a Deus. Reclamar parece ser o caminho mais fácil, mas não resolve nada. Clamar é mais desafiante e exige mais de nossa fé em Deus, enquanto que reclamar não exige quase nada.

O mesmo povo que clamou e agradou a Deus, agora reclama e desagrada a Deus: “Depois, disse o SENHOR a Moisés e a Arão: Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim.” (Nm 14. 26-27)

Clamar e reclamar estão ao nosso alcance. São atitudes que podemos ter; no entanto, mesmo que haja motivos em seu coração para reclamar, confie em Deus e clame.

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2Cr 7:14)

Vi no : esboçandoideias.com


"Senhor, faça com que meus pais prestem tanta atenção em mim quanto prestam em um aparelho de televisão. Que olhem para mim com o mesmo interesse com que olham para a tela de TV. Especialmente quando minha mãe assiste à novela favorita, e o meu pai o esporte predileto.

Quero ter um lugar especial para mim, reunir minha família ao redor e ser levado a sério quando falo.

Quero ser o centro das atenções e ser escutado sem interrupções nem questionamentos.

Eu quero falar como aqueles homens, pois quando eles falam, toda a família fica em silêncio para ouvir bem o que eles têm a dizer.

Eu gostaria de ver a mamãe me admirar, como fica admirada ao ver a última moda na tela.

Eu gostaria que meu pai risse comigo como ele faz quando os artistas contam piadas.

Eu gostaria que meus pais me dessem tanta atenção quanto ao televisor. Quando esse não funciona, imediatamente chamam um técnico para consertá-lo.

Eu gostaria de ter a companhia do meu pai quando ele chega em casa, mesmo que esteja cansado e que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me e gritar comigo.

Eu gostaria ainda que meus irmãos "briguem" para estar comigo.

Enfim, quero sentir que a minha família deixa tudo de lado, de vez em quando, para passar alguns momentos comigo. E, por fim, que eu possa divertir a todos.

Por isso eu gostaria de ser para eles como um televisor e assim ser o melhor amigo e a pessoa mais importante para meus pais.

Senhor, não te peço muito, apenas me transforma num televisor para que eu possa ser feliz!"

Para você pensar e refletir:

Como está o diálogo em sua casa com sua família?

Quais são as suas prioridades?

A sua família ou a novela?

Investir na unidade da família e na educação cristã dos filhos é investir num futuro feliz.

Paz e Bem!

Por Bebeto Costa

O que se espera de uma criança que acabou de nascer? Certamente que ela se desenvolva, que se torne uma pessoa produtiva, bem sucedida. Que avance, que vá em frente, que vença as dificuldades, que seja uma pessoa que faça a diferença neste mundo.


O que se espera de um cristão que acabou de nascer? Semelhantemente à criança que acabou de nascer, o que se espera do cristão recém nascido é que se desenvolva, que seja um servo de Deus atuante na obra de Deus, que seja bem sucedido espiritualmente. Que avance, que vá em frente, que vença os obstáculos, que seja uma luz a iluminar este mundo.

Apesar de esperarmos estas coisas boas dos "recém nascidos", nem sempre elas acontecem. Muitos se tornam desnutridos, subdesenvolvidos, com traços ruins em seu caráter. Se tornam maldosos, mentirosos, corruptos, ou pior ainda, hipócritas.

Não creio que Deus tenha em mente que um cristão nasça e fique sendo criança para o resto de sua vida, e nem que haja um crescimento canceroso, cheio de células de pecado. Deus quer desenvolvimento, avanço, saúde!

Todo recém nascido precisa estar focado em seu desenvolvimento, pois se assim não for, irá se tornar um doente, um infantilizado e não crescerá de forma satisfatória. Paulo viu essa necessidade e orientou: "Assim, pois, amados meus (...) desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor" (Fp 2:12)

Desenvolvimento é a chave. Desenvolver exige uma série de cuidados importantes. A criança que acabou de nascer recebe o leite materno e todos os cuidados para que se desenvolva. Apesar de estar sendo cuidada, a criança precisa fazer a parte dela: precisa sugar o leite, forçar seus músculos, levantar após cair, chorar quando está com dor ou fome. Essa é a parte dela. Os país fazem a sua parte quando provém o que é necessário.

O recém nascido cristão também precisa focar em seu desenvolvimento. Precisa cooperar com o Pai. Precisa fazer a sua parte, buscar o desenvolvimento, o avanço, o crescimento. As ferramentas para crescer estão disponíveis, são oferecidas por Deus. Mas muitos não querem sugar, não querem forçar seus músculos, não querem se levantar, resistir.

Preferem ser adultos na idade, mas crianças no desenvolvimento, contrariando todo o desejo de Deus para a sua vida. Qual pai deseja que o filho não se desenvolva?

Cristão, quanto tempo faz que você nasceu de novo? Em que fase de desenvolvimento você está? Está saudável ou doente? Está desenvolvendo a contento ou está abaixo da expectativa para sua idade?

vi no: esboçandoideias


O Filme Atrás do Sol é um longa-metragem missionário, produzido pela missão Portas Abertas, a história é baseada em fatos reais, tremendamente impactante.

Sinopse: Samir é um jovem muçulmano que encontrou nos Estados Unidos a sonhada oportunidade para estudar e crescer profissionalmente.
Lá, também, ele encontrou a verdade sobre Cristo e tem tido liberdade para falar e viver sua fé livremente.
Mas, seu maior desafio, e também seu maior medo, será contar para sua família muçulmana sobre sua nova fé.
Baseada em fatos reais, a história de Samir conta o drama que jovens ex-muçulmanos enfrentam quando abandonam o islamismo.
De um lado, uma família que se sente traída e envergonhada. Do outro, Samir, que escolheu seguir Cristo e pagará um alto preço por sua decisão.
Veja essa história de fé, que não deixará muitas opções: a família ou Cristo.

Título Original: Behind the Sun
Diretor: --
Gênero: Drama
Duração: 57 min.
Origem: ---
Tipo: Longa
Ano: 1995





Habiba Kouider está presa na Argélia, 2posição na Classificação de países por perseguição. Seu crime? Ex-muçulmana convertida ao cristianismo, foi sentenciada a três anos de prisão por praticar sua fé “sem licença”, em Março de 2008, após ser encontrada portando várias Bíblias e livros cristãos.

Ela e a família precisam de nossas orações! Lembre-se: "Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras se alegram com ela." (1 Coríntios 12:26 - NTLH).

Vi no: esboçando ideias.


Uma noite eu tive um sonho...

Sonhei que eu estava andando na praia com o Senhor, e através do céu, passavam cenas da minha vida. Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro era do Senhor.


Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:


- Senhor, tu me disseste que, uma vez que resolvi te seguir, tu andarias sempre comigo, em todo caminho. Contudo, notei que durante as maiores atribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendendo por que nas horas em que eu mais necessitava de ti, tu me deixaste sozinho.


O Senhor me respondeu:


- Meu querido filho. Jamais eu te deixaria nas horas da prova e do sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços.

Fonte:Igreja Hoje


Você se considera um cristão? Se sim, responda a esta pergunta: Se você vivesse naquele tempo, logo após a morte e ressurreição de Cristo, será que você, da forma como vive hoje, seria chamado de cristão? Será que a maioria das pessoas que você conhece se enquadrariam naquele povo, que a sociedade antiga chamou de cristãos?

A primeira vez que os discípulos de Cristo foram chamados cristãos foi em Antioquia (At 11. 26). O significado desta palavra é bastante claro, ela designa alguém que é seguidor de Cristo.

Os primeiros discípulos carregaram este título com maestria. Foram seguidores dedicados e que viviam e respiravam em seu dia a dia a Jesus Cristo. Cristãos, foi a identidade mais preciosa que aqueles crentes ganharam em suas vidas. Era um título de honra para eles. Talvez, alguns considerassem este título até depreciativo, mas ele demonstrava o amor por Cristo que eles viviam.

O tempo foi passando e até hoje usamos esta palavra como título para indicar alguns tipos de pessoas.

O título, encontrado na Bíblia, indica pessoas extremamente envolvidas com Deus, seguidoras verdadeiras do Senhor Jesus. Pessoas de oração, pessoas servas, pessoas que levavam a sério a vida com Deus, pessoas que pregavam e viviam um testemunho que mostrava Cristo.

Pessoas que exercitavam a fé, pessoas que tinham tempo para Deus, para o Seu reino e O colocavam em primeiro lugar em suas vidas. Pessoas que ofertavam, que doavam, que sustentavam a obra de Deus, com recursos financeiros, suor, orações e lágrimas...

Volto, então, a fazer a pergunta inicial deste artigo:

Se você vivesse naquele tempo, logo após a morte e ressurreição de Cristo, será que você, da forma como vive hoje, seria chamado de cristão?

Um cristão [verdadeiro] do século XXI, deveria mostrar o mesmo Cristo mostrado pelos cristãos [verdadeiros] no século I.

Vi no: esboçandoideias

"E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" Isaías 30.21.

Dias atrás, uma reportagem me chamou muito a atenção.

Num desses programas sobre automóveis, eram apresentados alguns modelos de GPS para veículos.

O equipamento ( que ajuda a guiar o motorista até determinado endereço) já é uma realidade nos grandes centros.

A eficácia da máquina, movida por satélite, impressiona.

Para programar o pequeno computador, bastam digitar o nome da rua e do bairro, em seguida, as coordenadas são passadas por uma voz eletrônica:

"Vire à esquerda a 100 metros";

"Siga pela direita por três quadras";

"Cuidado com o obstáculo à frente".

Em meio a tantos "faça isso ou aquilo", fica fácil chegar ao local planejado.
Mas mesmo com tanta clareza nas orientações, a reportagem mostrou que alguns motoristas erram o caminho indicado.

Quando o condutor sai do roteiro sugerido pela voz eletrônica, o GPS percebe o deslize e, automaticamente, programa um novo trajeto até que o carro chegue ao endereço final.

A idéia é fantástica e se assemelha ao comportamento de Deus para com seus filhos.

Desde o ventre da sua mãe, Ele planejou o caminho em que você deveria andar.

O Senhor pensou cuidadosamente no seu trajeto, nas dificuldades das esquinas e cruzamentos da vida, nos possíveis acidentes de percurso e até no combustível para levar você ao destino desejado por Ele.

Mas, infelizmente, muitas vezes tomamos decisões isoladas, sem a orientação do nosso "GPS", Deus.

Ignoramos a voz do Pai e seguimos na direção errada.

Assim como no trânsito, isso também pode nos trazer prejuízos.

O tempo perdido é um deles.

Sem saber a direção certa e em meio a tantas dúvidas, andamos muito mais.

São voltas e voltas em busca do alvo.

As dificuldades também são bem maiores quando você não conhece o caminho.

As barreiras podem atrapalhar a sua passagem.

Agora, o mais interessante disso tudo é que assim como o GPS, Deus também refaz os planos e nos leva aonde, verdadeiramente, precisamos ir.

A misericórdia do Senhor é tão grande que Ele não leva em consideração os nossos erros.

O Pai quer que o filho alcance a plenitude.

Então, mesmo que você tenha tomado direções erradas em sua vida, não perca a esperança e não pare no caminho.

Deus está no comando e vai lhe reconduzir ao caminho certo.

Thiago Breves


Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.

Guardar amargura e manter vivas mágoas nos consome. Deixa pouca energia para abençoar outros, louvar a Deus ou aproveitar a vida. A única maneira de curar um coração amargo em relação a outros é amando-os e servindo-os ativamente, em maneiras que abençoam as suas vidas. Se não conseguirmos fazer isso porque é difícil sentir que é a coisa certa para fazer, façamos, então, porque conhecemos a Deus e queremos agradá-Lo!

Peçamos ao Pai da luz, amor e misericórdia, que remova do nosso coração qualquer cinismo ou gozo em ver outras pessoas caírem. Pelo contrário, que nos ajude a sermos resgatadores ao invés de negligenciadores. Que a Sua graça seja vista nas nossas amizades. Amém.

Vi no: umap-vca


Fomos criados para o amor. Não conseguimos viver bem, se não amamos e não nos sentimos amados. Mas, por mais estranho que pareça, o amor humano não é suficiente para nos suprir emocionalmente, porque sempre seremos limitados em nossas demonstrações de amor e na forma de recebê-lo. Seria maravilhoso se entendêssemos a forma como determinadas pessoas nos amam ou se todos a quem amamos nos amassem como esperamos ser amados.
Muitos de nossos conflitos relacionais seriam diminuídos, se tirássemos dos nossos ombros o peso de termos de corresponder às expectativas das pessoas que amamos e, ao mesmo tempo, reconhecêssemos que ninguém nasceu com a obrigação de nos satisfazer emocionalmente; se aprendêssemos a amar as pessoas independentemente do quanto elas podem ou querem doar de si. Viveríamos melhor, se nos preocupássemos apenas em doar o melhor de nós, sem a pretensão de querer preencher o vazio de alguém ou algum vazio que temos.O amor humano nunca nos será perfeito, nunca nos preencherá, porque o ser humano é imperfeito. Mas podemos viver bem, sim, se entendermos que somos amados por quem é perfeito em demonstrar e receber amor: Deus. Não há quem ame com tanta perfeição, pois ele é todo amor! Também não há quem saiba receber melhor o nosso amor, pois ele é suficiente para completar o que nos falta em capacidade de amar.

Fonte: www.fumap.com.br