André, antes de se tornar apóstolo, traz a Pedro uma notícia fantástica. “Ele [André] achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias…” (Jo 1. 41). O povo Judeu esperava ansioso o surgimento de um Salvador, o Messias. Aguardavam dia a dia o surgimento desta pessoa prometida por Deus.

Esperavam porque esse Salvador fora prometido diversas vezes no Antigo Testamento. Veja um texto apontando o surgimento dessa pessoa: “Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão.” (Is 62. 11)
Esse Salvador esperado era chamado de “O Messias”. A palavra Messias em hebraico quer dizer “ungido”. É um título que significa que a pessoa era separada especialmente pelo Senhor para uma obra especial. Jesus era esse Messias. O Ungido prometido por Deus. Daí nós entendemos o grande entusiasmo de André em falar a todos que havia encontrado “O Messias”, Jesus.
Inclusive, a palavra “Cristo” não é um sobrenome de Jesus, mas um título. Cristo na língua grega significa “ungido”. Assim, Messias (em hebraico) e Cristo (em grego) são títulos que significam a mesma coisa: Ungido.

Vi no: Esboçando Ideias

0 comentários:

Postar um comentário