Que tal deixar seu passado realmente no passado????
Olha esse texto de Isaías 43, onde diz que não devemos nos lembras das coisas antigas e que Deus está a todos momento criando coisas novas, veja:
“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” Isaías 43:18,19
Mas… Para poder enxergar essas coisas novas, precisamos deixar o passado de lado… Por isso, quero te incentivar, neste post, a viver o novo de DEUS em sua vida, e como venho falando estamos num ótimo momento e coisas incríveis estão para acontecer, por isso precisamos deixar de lado o passado.
A maioria das pessoas vive em função das coisas que já aconteceram, não das que irão acontecer. Isso é um problema, porque ficar preso ao que aconteceu, ou seja, ficar lembrando das coisas antigas, das conquistas, das vezes em que você acertou, das vitórias, das derrotas…. Isso é legal, mas tudo isso já aconteceu e por mais que você queira nada poderá ser alterado, então porque deixar que essas lembranças de impeçam de olhar o futuro???
Quando chegamos a Cristo todos nós estávamos sujos, imundos, machucados e o pior, nosso destino era a morte. Mas Ele por sua infinita bondade e misericórdia nos salvou e foi além: nos fez novas criaturas!
Se Ele nos fez novas criaturas, então porque ficamos presos às coisas velhas???
Acho que você já entendeu meu ponto neste post e posso resumi-lo numa única frase:
“Não deixe que seu passado mate seu futuro. Use-o como fator motivador para promover as suas mudanças.” Samuel Oliveira
Como faço isso? Como “trato” meu passado?
perdão é essencial para seguir em frente. Então se você errou, pecou, aprenda a pedir perdão para Deus e mais, aprenda a SE perdoar. Deus te perdoa a Palavra diz que Ele não se lembra mais dos nossos pecados, então porque nós não podemos nos perdoar e prosseguir caminhando???
Se seu erro envolve outra pessoa, aprenda a pedir perdão e não deixar que cresça nenhuma raiz de amargura em seu coração. Veja esse texto de Hebreus 12.
Conquistas, vitórias…
É muuuiiito bom e necessário para nosso crescimento vencer e conquistar as coisas. Isso gera em nós um desejo de lutar e vencer mais vezes, de se desafiar e bater seus limites.
“Ao invés de ficar lembrando das conquistas do passado, projete as vitórias do futuro.” Samuel Oliveira 
No resumo, use seu passado com inteligência, lembre-se dele como lições aprendidas que podem evitar erros no futuro e para te dar segurança quando você precisar arriscar.
Seu passado pode te condenar, mas Cristo te libertaEntão viva essa libertação. Porque não podemos descobrir coisas novas olhando para as coisas velhas.



Vigie os seus pensamentos, porque eles se tornarão palavra

Quando o outro não faz, é preguiçoso.
Quando você não faz, está muito ocupado.

Quando o outro fala, é intrigante.
Quando você fala, é crítica construtiva.

Quando o outro se decide a favor de um ponto, é cabeça dura.
Quando você faz o mesmo, está sendo firme.

Quando o outro não cumprimenta, é mascarado.
Quando você passa sem cumprimentar, é apenas distraído.

Quando o outro fala de si mesmo é egoísta.
Quando você faz isso, é porque precisa desabafar.

Quando o outro se esforça para ser agradável, tem uma segunda intenção.
Quando você age assim, é gentil.

Quando o outro faz alguma coisa sem ordem, está excedendo.
Quando você faz, é iniciativa.

Quando o outro progride, teve oportunidade.
Quando você progride, é fruto de muito trabalho.

Quando o outro luta pelos seus direitos, é teimoso.
Quando você faz, é prova de caráter.

Quando o outro encara os dois lados do problema, está sendo fraco.
Quando você o faz, está sendo compreensivo.

Vigie os seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras.
Vigie as palavras, porque se tornarão atos.
Vigie os seus pensamentos, porque eles se tornarão seus hábitos e seu caráter.
Vigie seu caráter, porque ele será o seu futuro.

A idéia do vídeo, é fazer a gente pensar...



Fonte: Cálice da Vida




Jó 1.7 nos leva a 1 Pedro 5.8 e 1 Pedro 5.8 nos leva a Jó 1.7.

Na primeira passagem, Deus pergunta ao diabo: “De onde você vem vindo?”. E o anjo caído responde: “Estive dando uma volta pela terra, passeando ‘por aqui e por ali’”. Na segunda, Pedro exorta: “Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o diabo, anda “por aí” como um leão que ruge, procurando alguém para devorar”.

Enquanto a NTLH diz que o diabo “anda por aí”, outras versões preferem dizer que o anjo caído “ronda em volta” (NBV) ou “gira continuamente” (J. B. Phillips). Em outras palavras, o diabo existe, o diabo está solto, o diabo é inimigo (o mesmo que aparece na parábola do joio), o diabo não para, o diabo quer fazer vítimas.

A denúncia de Simão Pedro é “ex cathedra”, isto é, ele fala com autoridade, pois foi uma das pessoas que o diabo procurou e conseguiu abocanhar, na casa do sumo sacerdote Caifás, na Sexta-Feira da Paixão, pela manhã (Mt 26.69-75).

As voltas do diabo pela terra têm o propósito de descobrir brechas ou fendas no caráter dos cristãos pelas quais possa entrar. O diabo é um catador de rachaduras nas paredes e de goteiras nos telhados. A figura da brecha é usada pelos profetas: “Vocês rejeitam a minha mensagem e põem a sua confiança e a sua fé na violência e na mentira [e] esse pecado será como uma brecha que vai se abrindo num muro alto: de repente, o muro desmorona” (Is 30.13).
O amor ao dinheiro foi a grande brecha no caráter de Judas. O Evangelho segundo João registra: “Assim que Judas recebeu o pão [a senha pela qual o traidor seria revelado], Satanás entrou nele” (Jo 13.27). Não houve mais jeito. Horas depois, Judas “foi e se enforcou” (Mt 27.5).

É preciso tomar cuidado com as rachaduras da vida. Talvez a mais comum e a mais perigosa de todas seja a busca de nome, de poder, de posições cada vez mais altas e de glória. Essa sede é inata. O seu “quase ápice” é quando alguém “se passa por Deus”. E o ápice é quando alguém se julga “mais do que Deus”.

As andanças do diabo “por aí” ou “por aqui e por ali” podem ser vistas nas palavras de Jesus. O Senhor se refere a um espírito imundo que “sai” de um homem, vai para um lugar deserto em busca de repouso e, algum tempo depois, “volta” ao lugar anterior (Mt 12.43-45).

Já que a realidade, por enquanto, é esta, Pedro ordena: “Tenham autocontrole e fiquem alertas” (na tradução de Simon Kistemaker). É necessário resistir o diabo. Tiago aconselha a mesma providência e garante: “Resistam o diabo ‘e ele fugirá de vocês’” (Tg 4.7).

É essa vitória específica que nós cantamos no “Castelo forte”, de Lutero:

Se nos quiserem devorar
demônios não contados,
não nos iriam derrotar.
Nem ver-nos assustados.
O príncipe do mal,
com seu plano infernal,
já condenado está!
Vencido cairá
por uma só palavra!


Não é novidade nenhuma afirmar que um dos problemas mais graves e recorrentes em qualquer relacionamento é o da comunicação. A começar pelo significado da dinâmica (sim, porque comunicar-se é como um tango, delicado e profundo ao mesmo tempo!). Muitos casais sequer sabem do que é feita a autêntica e eficiente comunicação.


Comunicar-se com a pessoa amada não inclui somente falar, seja sobre o que pensa, sente ou quer, como a maioria acredita. Inclui especialmente e acima de tudo, ouvir. Mas não ouvir somente com os ouvidos, somente as palavras que estão sendo ditas, somente o que é conveniente.


Para que uma conversa realmente termine bem, ou seja, sirva para resolver pendências, amenizar crises e solidificar o amor, seus interlocutores devem ouvir com todo seu ser, incluindo sensibilidade, intuição e a firme decisão de – por mais difícil que seja – compreender o que o outro está pensando, sentindo e querendo!
Mas por que isso parece mesmo tão difícil? Simplesmente porque aprendemos que conversas entre casais que discutem alguma divergência têm de virar briga, onde cada um deve tentar falar mais alto que o outro e provar, a qualquer custo, que está com a razão! Aprendemos, infelizmente, que conversas são como jogos, e servem para mostrar quem é o vencedor e quem é o perdedor! Mas, definitivamente, isso nunca funcionou e nunca vai funcionar!


Simplesmente porque num relacionamento, seja ele de que nível for, não existe um certo e um errado e sim dois pontos de vista, dois pedidos, dois sentimentos, duas interpretações, dois universos que, em última instância – e isso posso afirmar com toda certeza do mundo – só querem ser aceitos, amados e felizes!
Mas enquanto um e outro falarem como se disparassem flechas em direção ao alvo, enquanto tentarem impor seus desejos e repetirem frases-feitas do tipo "com você, não dá para conversar", "você nunca me ouve", 'você é um egoísta-cabeça-dura", não vão chegar a um consenso, muito menos à paz que tanto desejam (mas não sabem como alcançá-la).


Parece mesmo paradoxal essa vontade de viver um grande amor, cheio de alegrias e aquela harmonia de quando estavam completamente apaixonados e, ao mesmo tempo, essa estranha e angustiante fome de discussão, desentendimento e embate pelos motivos mais bobos, pelas razões mais infantis, por questões que, no fundo, na maioria das vezes, não tem nem metade da importância que se dá a elas durante uma briga.


A impressão que fica é que, em algum momento da história, solidificou-se a ideia – completamente equivocada e ineficaz – de que amor é isso: uma queda de braços, um interminável vai-e-vem de destilar a própria raiva à custa do outro para, em seguida, arrepender-se e fazer as pazes. Mas acontece que isso só serve para desgastar a relação, acumular mágoas e amontoar frustrações.


O que sobra? Cada qual no seu limite, a sensação de que não vale mais a pena. Pronto: este é o começo do fim! Um fim medíocre, sem uma razão que realmente o valha, mas – ao mesmo tempo – com todas as razões que foram – irresponsavelmente e pelos dois – cavadas, acumuladas e amontoadas dia após dia!
Talvez você diga: "eu bem que tento conversar, mas o outro não tem condições"! Okay, mas você tenta quanto? Até o outro dar a primeira resposta torta e grosseira e você pensar: "ah, mas não vou mesmo ficar aqui ouvindo isso", e daí aumenta o tom de voz o máximo que pode para deixar bem claro que você tentou, mas que com ele é impossível? Ou talvez simplesmente desista da conversa e saia, alegando sua superioridade?


Assim, pode estar certo de que não vai funcionar! Se você realmente deseja se entender com quem ama, tente mais! Tente até o fim. Não aumente o tom de voz, fale com calma e repita, quantas vezes forem necessárias, que você deseja compreendê-lo. Para tanto, faça perguntas, peça para que ele explique como está se sentindo, por que reagiu de tal forma, enfim, esmiuce, detalhe, interesse-se de verdade pela dor do outro e tenha a certeza de que isso, sim, é amor!
Mais do que declarar o que você sente, mostre! Afinal, pode apostar: Amor não é algo que se sente. É algo que se faz!


Por Dra. Rosana Braga
Fonte: Guia-me




Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono profundo para um mais superficial: as funções motoras despertam, mas a consciência continua a dormir. Em geral, a pessoa começa a se mexer durante o sono, senta de repente na cama, levanta e sai andando, ainda dormindo. Ou seja, o sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo.
 Provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, o sonambulismo ocorre em cerca de 20% das crianças de 3 a 10 anos, em torno de uma vez por ano, e depois tende a desaparecer sem deixar vestígios. Ao contrário do que se pensa, não é perigoso acordar um sonâmbulo. "Isso não passa de um mito", afirma o neurologista Rubens Reimão, do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O sonambulismo acontece quando a pessoa está na fase mais profunda de seu sono. Por isso, ao ser acordada, fica meio confusa, sem saber direito o que está acontecendo, mas não corre nenhum perigo. 
O melhor procedimento é encaminhá-la de volta para a cama. Ela continuará dormindo e, no dia seguinte, provavelmente nem se lembrará do que aconteceu.



Para facilitar o tema, gostaria de explicar o meu ponto de vista a respeito de relacionamentos afetivos, que seriam 3 etapas no caso:

- Namoro (Conhecer a pessoa para saber se quer casar com ela.)
- Noivado (Preparar para o casamento, pois tem certeza que quer mesmo esta pessoa.)
- Casamento (Ate que a morte os separe.)

Vivemos em uma época muito privilegiada. Antigamente as pessoas conheciam e se relacionavam apenas com o circulo de relacionamento em que estiveram durante toda a sua vida, a não ser que acontece-se de fato uma mudança geográfica por motivos de trabalho. Relacionamentos a longa distancia aconteciam apenas quando as pessoas se conheciam durante as ferias ou em ocasiões especiais! Naquela época, alguns destes relacionamentos deram certo, e se você pensa que namorar a distancia é difícil hoje em dia, imagine como era então: Não existia e-mail, não existia msn, não existia skype e muito menos webcam! A comunicação era feita através de cartas, e de vez em quando por telefone, pois era muito caro ligar. Se hoje alguns sofrem por ficarem 1 dia sem receber e-mail, imaginem esperar 1 mês para receber uma carta!

De fato hoje em dia ficou muito mais fácil namorar a distancia e eu acredito que um relacionamento assim pode funcionar, desde que ambos tenham amor, dedicação e um plano. Mas quero fazer uma pergunta crucial para aqueles que pensam em namorar alguém que mora longe:

Por que você quer namorar esta pessoa, e não uma que more mais perto de você?

A resposta é simples: Pois esta pessoa é mais interessante e eu gosto mais dela do que as pessoas que moram perto de mim. Tendo em vista que você quer alguém para estar do seu lado por toda a vida, melhor escolher bem e pagar o preço. Melhor sofrer um pouco com a distância do que sofrer anos em um casamento infeliz. Se é que de fato você ama mesmo esta pessoa que vive longe, ou se isto tudo é apenas uma paixão momentânea. Vamos avaliar agora os pros e os contras:

Os pontos fracos do namoro a distância:
- Falta de relação afetiva.
- Não poder conhecer as reações da pessoa no dia-a-dia.
- Ter que adaptar horários para conversar online.
- Perder alguns eventos sociais para estar em frente ao computador. 

Os pontos fortes do namoro a distância:
- Poder construir um relacionamento que não seja apenas físico.
- Avaliar se o amor é real, através dos desafios.
- Sonharem juntos e planejarem os encontros pessoais.
- Serem criativos para se surpreenderem, mesmo a distancia.

Conheço vários casais que conseguiram superar a crise da distância. Então se vocês decidirem encarar o desafio, ficam algumas dicas:

1 - Façam um plano!
Vocês só vão conseguir superar a distância se tiverem planos de se encontrarem algumas vezes, e um plano para casar. Sem isto, vocês começam a desanimar, pois o relacionamento perde todo o sentido. Conversem a respeito de projeto de vida, e se estão realmente dispostos a abrirem mão de alguns detalhes para estarem juntos. Se não estiverem, melhor não começar o namoro.

2 - Estabeleçam os parâmetros e limites no relacionamento.
Quantas vezes por semana vão conversar e em que horários? Como vão tratar com amizades do sexo oposto? Como evitar o ciúmes e ao mesmo tempo evitar que pessoas má intencionadas se aproximem? Tudo isto precisa ser conversado antes de começar o namoro.

3 - Compartilhem de hobbies juntos!
Vocês vão precisar de assuntos para conversar. Filmes, seriados, esporte, jogar alguma coisa online, etc. Estas coisas vão deixar o relacionamento mais divertido. Quando faltar assunto, lembrem-se que pessoalmente também falta assunto de vez em quando.

4 - Surpreendam o parceiro!
Envie cartas, cartoes, flores, presentes! Edite um vídeo e coloque no youtube, escreva uma música, vá além do convencional. Mas sem exageros claro, para não parecer um maníaco perseguidor.

5 - Não procurem um substituto temporário.
Em outras palavras, no dia de carência afetiva não saia por ai com outra pessoa, pois a traição vai trazer conseqüências e pode mudar a sua conduta mesmo dentro de um casamento. Se começar mal, pode terminar mal, então se tiver um amigo mal intencionado, bloqueie no msn e evite conversas desnecessárias, para o bem de seu namoro.

6 - Não escute comentários negativos das pessoas.
90% das pessoas vão te dizer que não dá certo, que a pessoa já esta te traindo, dentro de outros comentários... Tenha personalidade, faça o que você acha melhor com a sua vida e não esquente com as brincadeirinhas de mal gosto. Confie em seu parceiro, Sem confiança, qualquer coisa vai ser motivo para ciúmes.

O seu relacionamento pode dar certo? Pode sim! Mas apenas comece se esta pessoa realmente for tão especial assim para você. Pague um preço por 1 ou 2 anos e seja feliz durante o resto de sua vida com ela! Se não quiser arriscar, encontre alguém ai em sua cidade.



Fonte: Umap de Oliveira dos Brejinhos


As portas da Rede Globo estão se abrindo para o evangelho e o Troféu Promessas é um exemplo disso. Organizado em parceria com a emissora, a primeira edição do evento premiará os destaques da música gospel no último ano e irá transmitir ao vivo o Festival Promessas, evento que reunirá diversos cantores gospel.


Outro exemplo desse espaço aos evangélicos é a participação da cantora Aline Barros no "Show da Virada", série de shows exibida pela Rede Globo no reveillón.


Conhecido nome da música gospel, o cantor Paulo César Baruk, que também concorre ao Troféu Promessas em algumas categorias, falou exclusivamente ao GUIAME a respeito desse espaço cedido aos evangélicos em mídia secular. Confira:


"Acho que toda abertura de qualquer mídia é bem vinda desde que não tenha que haver negociação da fé. Podemos entrar de cabeça erguida por toda porta que se abre. Durante muito tempo falou-se que a Rede Globo era a emissora do Capeta, mas hoje o que vemos é que a rede evangélica que existe no Brasil não oferece quase nenhuma programação Cristã.


Deus está abrindo outras portas por que aquela emissora que a gente acreditava que ia ser uma rede com programações sadias não está fazendo o seu papel, estou até me expondo falando isso, mas eu falo com a consciência tranquila.


Deus não se detém aos limites que o homem impõe, então, se a rede Globo abrir as portas, a gente tem que entrar mesmo e sempre com muita gentileza, acho que o Cristão tem que ser educado e sábio na maneira de se colocar.


Deus seja louvado pela vida dos administradores de todas as redes que se despuzerem a abrir as portas para que o evangelho de Jesus  possa ser pregado, que é o fundamental. A premiação é a consequência de um trabalho bem feito e se o prêmio vier amém, se não vier também tudo certo, por que o nosso prêmio a gente sabe que não tem nada a ver com os prêmios que o mundo poda nos oferecer. Nosso prêmio maior foi dado na Cruz do Calvário, essa é a nossa alegria, a salvação em Cristo Jesus.


Sejam bem-vindas todas as  portas que quiserem se abrir para os cantores, pregadores da palavra do Senhor e que todos preguem, não percam tempo, não percam as oportunidades.”


Fonte: Guia-me



Errou, não é a segunda-feira. E nem a quarta-feira logo após um feriado, vale dizer.
O dia mais triste da semana, de acordo com pesquisadores da Universidade de Gotemburgo (Suécia), é o domingo. A conclusão do estudo saiu de entrevistas feitas com cerca de 12 mil pessoas, lá na Europa, entre 1985 e 2007: em uma escala de 0 a 10, o humor do povo nos domingos não ultrapassava a baixa média de 6,8.
Os caras só encontraram duas exceções a essa regra: entre os entrevistados que eram viúvos, os sábados conseguiam ser ainda mais deprês do que os domingos; já para os moradores da antiga Alemanha Ocidental, o pior dia era a sexta-feira. Eles não explicam o porquê.
O ápice do bem-estar, por outro lado, é sempre registrado durante a semana, em todos os grupos — especialmente nas terças e quintas-feiras.


A mesma mão que bate, acaricia.
Para ajudar, a estendemos.
Negócios, com um aperto dela, fechamos.
Num rápido aceno, damos tchau.
Num demorado e triste aceno, adeus.
Basta o polegar para a mão dar um positivo.
Um indicador e um dedo médio comunicam paz e amor.
O pão-duro se expressa com ela fechada.
E é com ela fechada que se dá um soco.
O indicador aponta.
O anelar deixa se vestir pela aliança.
E nas brigas, o dedo mínimo sela a paz.
Mão acaricia e ama.
Mão bate e espanca.
Mão se ergue em oração.
Mão também desliza em sedução.
Mão trabalha, as vezes atrapalha.
Mão cura, também mata.
Não meta os pés pelas mãos.
Cuidado com o que com elas faz.
E então, humildemente ore:

E seja sobre nós a graça do Senhor,
nosso Deus; e confirma sobre nós
a obra das nossas mãos; sim,
confirma a obra das nossas mãos.
Salmo 90.17



Originalidade é o objetivo. Em cada dez adolescentes, nove estão buscando ser originais custe o que custar. Seja no estilo do jeans, na cor do tênis, na combinação de adereços. A intenção é clara: quanto mais diferente e quanto mais atenção chamar, melhor. É uma corrida do tipo vale-qualquer-coisa. Um piercing, dois, três, quem sabe quatro. Ou mais! Tatuagens. Franjas. Cabelos verdes ou laranjas. Tatuagens para os olhos. Isso mesmo, você leu direito, tatuagem para os olhos! Já existe. Só de imaginar um globo ocular sendo tatuado, estremeço, é como se fosse comigo. E a busca por ser diferente continua. Fones, celulares, bugigangas digitais, gírias, maquiagens, bares etc. Então, surge a pergunta: estão conseguindo?

A conclusão de uma reportagem sobre Justin Bieber e o Grupo Restart acha que sim. Depois de mostrar vários adolescentes numa balada com o estilo dos jovens ídolos e afirmar que a balada era a maior concentração de Justin Bieber e Restart por metro quadrado, o repórter termina afirmando: esta é uma geração que aceita as diferenças, é plural e aceita vários estilos. A minha conclusão é que a conclusão do repórter foi equivocada, afinal, nada mais igual e pouco original do que a proliferação de imitações de ídolos populares.

Ao tentar ser diferente de tudo e de todos, esta geração acaba sendo exatamente o que não queria ser: igual. Faça a experiência. Observe uma praça de alimentação num shopping qualquer, um bar, uma fila para entrar numa balada. Observe. A busca pelo estilo diferente acaba por deixar todos iguais. As piadas são iguais, as caras e bocas são iguais, até as risadas são iguais. E por que isso acontece? Porque a mídia descobriu como tratar a todos nós como meta, alvo, número. Não somos obrigados a nada, mas somos diariamente seduzidos a tudo. Uns não caem, mas muitos se deixam seduzir sem perceber.

Esta é uma situação paradoxal. O mundo incentiva você a aceitar as diferenças e ser diferente, mas faz de você um igual, simplesmente mais um. Cristo convida você para uma comunhão e salvação onde todos são iguais, recebem bênçãos iguais e perdão igual, mas respeita as diferenças e individualidades tratando cada pessoa como um ser único e exclusivo. Em Cristo inexiste cor, língua, classe social, são ou doente. Todos têm igual acesso as promessas eternas, pois ainda que sejam diferentes nas histórias, são iguais na esperança.

Somos todos iguais sendo diferentes. E diferentes, sendo iguais. Ele, o Criador das culturas e regionalidades é o único que nos torna um. Um povo formado pela mistura de toda raça, língua, tribo e nação em torno do único Deus. O Deus sem igual que nos ama de forma diferente, a forma perfeita, sacrificial e maravilhosamente salvadora.



Imagens de animais em situações “não naturais”, onde carnívoros e herbívoros andam lado a lado e todos parecem hipnotizados. Seria essas pinturas encontradas em uma caverna na França o relato mais antigo e definitivo sobre a Arca de Noé descrita na Bíblia?

As cavernas de Chauvet, chamadas de “cavernas dos sonhos esquecidos” foram descobertas em 1994. Alguns estudiosos acreditam que as pinturas rupestres têm mais de 20 mil anos.

Os animais são mostrados saindo de um lugar retangular, ligeiramente inclinado e escuro como breu. Segundo os relatos do Livro de Gênesis capítulo 6, a Arca de Noé era retangular coberta por uma camada de piche (ou breu) que servia como isolante.

A caverna tem vista para a Pont d’Arc (ponte do arco-íris), a ponte natural mais alta da Europa. Deus fez um pacto de nunca mais inundar a terra que foi confirmado por um “arco-íris” em Gênesis 9:13. Dentro da caverna existe uma espécie de altar sacrificial, e a Bíblia fala que uma das primeiras coisas que Noé fez foi erguer um altar e sacrificar animais a Deus (Gn 8:20).

Cientistas que tiveram acesso às cavernas dizem se tratar de uma cena de caça, mas é improvável, pois se vê um rinoceronte (herbívoro) atrás de leões. As dificuldades de explicar as cenas desse imenso mural fizeram com que eles o dividissem em três grandes temas: “Painel do rinoceronte”; “painel do cavalo ‘ e ‘painel dos leões”.

Os desenhos nas paredes mostram 13 variedades de animais, alguns deles inclusive já estão extintos. O que intriga os pesquisadores é como algum homem primitivo que fez os desenhos pudesse conhecer tantos animais diferentes, que não eram encontrados naquela região. Acredita-se que os desenhos só foram conservados porque a entrada da caverna foi fechada por um desmoronamento e ficou milênios selada, sem ligação com o mundo exterior.

As cavernas de Chauvet possuem uma variedade de ossos de animais, incluindo dois esqueletos de cavalos, e muitos de ursos, mas não foram encontrados ossos humanos. Noé também plantou uma vinha (Gn 9:20) e ainda hoje há um belo vinhedo em frente à caverna.

Os mais céticos dirão que existe uma explicação razoável para todos esses fatos. Mas o mistério continua. O relato bíblico aponta que a arca desceu no monte Ararate, atual Turquia, bem longe da França…
Mesmo que sejam apenas coincidências, com o relato bíblico, depois de terem encontrado a caverna, o governo francês fechou o acesso, permitindo apenas que um pequeno número de cientistas entrasse lá regularmente.

Ainda há muito para ser dito sobre essa que é a mais antiga “galeria de arte” conhecida. O cineasta Werner Herzog fez um documentário sobre o lugar chamado “Caverna dos Sonhos esquecidos” que mostra parte da caverna e de sua história.

Boa parte dessa nova discussão sobre as imagens encontradas na caverna e sua ligação com o relato do Antigo Testamento devem-se ao lançamento recente do livro “God´s Steed” que aborda o assunto. A questão também foi tratada na edição de novembro da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, onde um artigo sobre a análise do DNA das tintas usadas na arte rupestre confirmam a datação de mais de 25.000 anos.