Um dos principais segredos de um namoro que dá certo é ter paciência com o parceiro, não devemos nos queixar e julgar o nosso parceiro, deixe a repreensão para Deus através do Espírito Santo (Tg 5.7-11). Não devemos fazer juras para a outra pessoa, isso pode trazer condenação sobre sua vida. Pelo contrário, saia do discurso e seja pró-ativo no relacionamento (Tg 5.12). Seja ferramenta de cura para o seu parceiro, ore por ele nas enfermidades e também nas feridas da alma. Lembre-se que você não precisa fazer isso sozinho, peça ajuda à pessoas preparadas (Tg 5.13-15). É fundamental que haja transparência no relacionamento, se você pecou, caiu ou falhou, deve, sim, confessar seu pecado para a outra pessoa, mesmo que isso acarrete no fim do namoro, sinceridade é o que dará confiança mútua. Além disso, a confissão de pecados é uma disciplina espiritual e deve ser praticada para que você demonstre arrependimento, experimente o perdão e seja livre (Tg 5.16).

A oração deve estar sempre presente no namoro, desde as decisões mais simples até as mais complexas, também a fim de interceder por outros e adorar a Deus. A oração tem um poder imensurável a favor de seu namoro no mundo espiritual. Orem juntos sempre! (Tg 5.16-18) Seja um farol na vida de seu parceiro, a fim de não permitir que ele se desvie do caminho de Deus e jamais seja instrumento para esse desvio. (Tg 5.19 e 20) Que a sabedoria que vem lá do alto esteja sempre presente no seu namoro, trazendo vitórias e alegrias!

Pr. Richarde Guerra



Custe o que custar! Este é o seu lema de vida? Você conhece a sua missão de vida e dedica-se a ela mesmo que essa dedicação custe muito caro para você? Você um crente "custe o que custar"?


Para Paulo, este era um lema vivido na prática. Não importava o preço a pagar, o que importava era cumprir a missão dada por Deus de pregar o evangelho.

Numa ocasião, Paulo manifestou o seu desejo de ir cumprir a sua missão em Jerusalém, e mesmo sabendo que lá encontraria um grande sofrimento, estava disposto a cumprir a sua missão, custe o que custar: "E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações." (At 20. 22-23)

Um profeta chamado Ágabo, confirma o pensamento de Paulo: "Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo; e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios." (At 21. 10-11)

Apesar de todos estes fatos, que deixariam qualquer pessoa com medo e preocupação em cumprir tal missão, Paulo declara enfaticamente: "Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus." (At 21. 13)

Em outras palavras: custe o que custar, cumprirei a minha missão!

Infelizmente, hoje, um simples "barulhinho" já coloca medo e preocupação em muitos de nós, e, muitas vezes, já é o suficiente para fazer com que fiquemos covardes e resignados, abandonado a nossa missão dada por Deus.

Por André Sanchez
Vi no:esboçandoideias




O menino olhava a avó escrevendo uma carta quando e a certa altura, perguntou:

- Avó, você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? Por acaso é uma história que fala sobre mim?

A avó parou de escrever, sorriu e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre ti, é verdade; entretanto, mais importante que as palavras que escrevo é o lápis que estou usando. Gostaria que tu fosses como ele quando cresceres.

O menino olhou para o lápis, intrigado, não viu nada de especial, mas comentou;

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi na minha vida, o que há de diferente?

- Tudo depende do modo como tu ves as coisas, acrescenta a avó. Há cinco qualidades nele que, se tu conseguires mantê-las, serás sempre uma pessoa em paz com o mundo:

"Primeira qualidade: tu podes fazer grandes coisas, mas não deves esquecer nunca que existe uma Mão que guia teus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzir-te em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apara-lapis. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele estará mais afiado. Portanto, saibas suportar algumas dores que a vida te impõe, porque elas te farão um dia ser uma pessoa ainda melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entende que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira, sua forma ou aparência exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuida daquilo que acontece dentro de ti."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis é que ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saibas que tudo o que tu fizeres da vida, irá deixar traços. Portanto, procura ser consciente de cada ação."


Quantas pessoas você viu morrer neste último ano? Todos nós presenciamos a morte de pessoas todos os dias. Eu mesmo me lembro de ter ido em uns dez velórios neste último ano. Também sabemos de muitos que morreram, através de notícias veiculadas na mídia diariamente.


O mundo é uma grande sala de espera. Todos nós estamos numa fila aguardando chamar o nosso nome e também vendo o nome de outros sendo chamados para a morte. A grande dúvida é: Quem será o próximo a ser chamado? Será você leitor? Será eu? Quando seremos chamados? Amanhã? Depois de amanhã? Daqui a um mês? Não sabemos!

O fato é que a fila está andando diante dos nossos olhos. Não é uma surpresa, acontece todos os dias, perto e longe de nós.

Sabedores disto, não deveríamos dar muito mais valor ao presente? Não deveríamos olhar para Jesus e viver uma vida santa, como se fosse o nosso último dia na fila?

Pensando nisto, Deus nos traz uma orientação bastante pertinente, através do profeta Isaías:

"Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Is 55:6)

Quando você irá buscar ao Senhor? Amanhã? Quando ficar mais velho? Quando passar mais alguns anos? Quando entregará a sua vida totalmente a Jesus, confessará seus pecados a Ele e buscará a salvação da sua alma? Quando se dedicará mais a Deus? Quando começará a buscar ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua força, com todo o seu entendimento? Quando, quando, quando?

Talvez você viverá o amanhã. Deus poderá permitir isto, mas será que amanhã você não será o próximo da fila a ser chamado?

"Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração..." (Sl 95. 6-8)

Vi no:esboçandoideias




Um dos exames mais populares e importantes que temos em nosso mundo é o raio-x. Durante muitos anos ele foi a arma mais potente para enxergar as pessoas por dentro. Ele foi responsável por muitas curas de enfermidades, que a olho nu não eram descobertas, mas que, com o uso do raio-x, eram tratadas e curadas.


Deus tem visão de raio-x. Ele tem o poder de enxergar com uma precisão milhões de vezes maior que o nosso raio-x, o que se passa em nosso interior. A maioria das pessoas sabem e até creem que Deus realmente tem esse poder, mas não mudam as suas atitudes internas, nem sabendo quem as está observando.

O fato de Deus nos enxergar como somos "lá dentro", deveria ser motivo suficiente para que mudássemos determinadas atitudes internas que temos.

Imagine só: Deus, o Todo-Poderoso, está vendo o que estou pensando das pessoas ao meu redor; está vendo se sou fiel ou não a minha esposa; está vendo se de verdade eu O amo; está vendo o que eu estou pensando antes de agir; está vendo se realmente posso ajudar uma pessoa ou não; está vendo quantas desculpas eu invento todos os dias para não servi-lo... está vendo tudo!

Que grande responsabilidade sabermos que Deus está enxergando até o nosso pensamento mais íntimo! Às vezes parece que estamos sozinhos em nossas reflexões e ações internas, mas Deus está lá, vendo tudo com sua potente visão de raio-x.

Todos nós deveríamos respeitar aquele que pode enxergar a palavra antes dela chegar a nossa boca:

"SENHOR, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda." (Sl 139. 1-4)

O que Deus viu dentro de voce hoje ?

Vi no: esboçandoideias

Essas palavras nos mostram que estamos diante de um acontecimento mais importante que se possa pensar. Alguns poetas já tentaram descrever o momento presente como o mais importante de todos, e ele tem apenas a duração do instante que passa, doce pássaro do agora, que quando se dá por ele, já voou, para nunca mais voltar. (Mário Quintana)

Outros ainda crêem que o melhor ficou para trás e se arriscam a dizer que as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão. (Carlos Drumond de Andrade)

E há, claro, os que têm esperança que o melhor ainda está por vir nessa vida, por isso, para eles quem sempre vence é o porvir. (Castro Alves)

A frase do título, entretanto, realça o momento pelo qual todos esperam por quatro anos, passam o mês realmente concentrados na realidade de que nada mais importa e, já que daqui a quatro anos o torneio será no Brasil, de fato nada mais importa além da Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

Talvez você também esteja imbuído dessa ‘verdade’ e tenha se preparado para fazer aquilo que boa parte do mundo faz: colecionar o álbum de figurinhas, conhecer a escalação completa, torcer, abraçar, chorar e gritar como se cada pessoa que se senta ao seu lado no momento mágico do “gooooool” fosse seu melhor amigo, o mais chegado irmão.

O fato de ser na África do Sul pós-Mandela traz um toque especial ao ideal humanitário do fim da segregação racial, mostrando como o grande deus-futebol tem a solução para a verdadeira promoção da paz e da alegria nesse mundo tão mau.

Tudo parece muito bonito; entretanto, precisamos analisar como crentes, qual deve ser o nosso compromisso com a Copa do Mundo. Também sou brasileiro, gosto muito de futebol, estou tentando completar o álbum de figurinhas com meus filhos e espero que o Brasil jogue com raça e ganhe cada jogo; mas qual é o limite razoável dessas coisas e como devemos agir? Espero que aqui possamos ver algumas questões bem práticas!

Em primeiro lugar, precisamos nos questionar se esse amor à seleção (ou ao futebol) é um patriotismo sadio ou uma idolatria assumida. Vejamos, por exemplo, se não nos preparamos para quebrar o Dia do Senhor desde já construindo no nosso coração idólatra algumas auto-justificativas ou defesas: o jogo não é no horário do culto... é melhor assistir do que não assistir querendo, pois é pecado do mesmo jeito... ah, essa coisa de Dia do Senhor é farisaísmo (ou outro ismo qualquer).

Outro questionamento que devemos fazer diante do espelho é se a irmandade ocasionada pelo futebol não expõe como nossa situação na Igreja é de profunda fragilidade. A camisa amarela nos une mais que o sangue carmesim do Salvador no Calvário, o grito de gol nos emociona mais que o expirar na cruz, o sorriso de Kaká nos é mais caro que o choro de Jesus e isso fica claro quando não temos nem de perto o mesmo tipo de emoção e alegria quando cultuamos a Deus do que quando cultuamos ao time de Dunga.

Quando formos crentes de verdade, poderemos chegar no dia da final de uma copa do mundo entre Brasil e Argentina e, mesmo com o jogo marcado para o horário do culto, podermos nos ajuntar com os verdadeiros irmãos e, levantando nossas mãos em comemoração de reverente adoração, sairmos desse lugar com uma convicção no nosso coração: É culto a Deus, é Dia do Senhor, Nada Mais Importa!

Pr. Samuel Vitalino


Você já teve a oportunidade de conviver com uma pessoa que nunca pode fazer nada que lhe pedem? Que nunca tem tempo para disponibilizar-se em alguma obra que não seja em seu próprio benefício? Que nunca se dispõe a ajudar quando solicitada? Que sempre acha que tem os maiores problemas do mundo? Que mostra má vontade em tudo que lhe é pedido que faça?

Esse tipo de pessoa é a pessoa com má vontade. É alguém que ajuda muito o mundo a se tornar mais difícil e complicado do que já é. Tem prazer em colaborar para deixar a vida das pessoas mais sofrida e mais complicada. Se depender dela, não facilita a vida de ninguém, nem que o motivo seja justo.

É por isso que a boa vontade é tão necessária em nossas vidas. Com boa vontade abrimos portas, tornamos as coisas mais simples e fáceis, aliviamos os fardos de pessoas que estão sofrendo, servimos o próximo e tornamos o mundo um lugar melhor para se viver.

Jesus foi um homem de boa vontade e orientou a sermos também assim:

"e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas." (Mt 5. 40-41)

Jesus tinha em mente que se deveria usar de boa vontade até mesmo para com aqueles que não se enquadravam na categoria de pessoas que "mereciam" ser ajudadas.

O mundo precisa de pessoas que demonstrem [com atitudes] a sua boa vontade, independentemente de receber qualquer coisa em troca e do merecimento. Esse é o princípio do amor ao próximo, sem interesses, mas que obedece ao mandamento do Senhor:

"Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre." (Ef 6. 5-8)

Em outras palavras, a boa vontade deve estar correndo em nossas veias, deve fazer parte de nós. Deve ser algo que fazemos, em primeira instância a Deus, e depois, para abençoar o nosso semelhante.

Vi no :esboçandoideias





"E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?" Lucas 6:41

Conta-se a história de um homem idoso, bastante míope, que muito se orgulhava em ser crítico de arte.

Certo dia, ele e alguns amigos foram visitar um museu e, de imediato, começou a tecer críticas sobre alguns dos quadros.

Parando diante de um quadro de corpo inteiro, e depois de observá-lo bem, começou a opinar sobre o quadro.

Ele havia deixado os óculos em casa, e não podia ver com clareza.

Então, com um ar de superioridade, comentou:

- "A constituição física deste modelo não está de acordo com a pintura. O sujeito é bastante rústico e está miseravelmente vestido. De fato, ele é repulsivo, e foi um grande erro para o artista selecionar esse modelo de segunda classe para pintar o seu retrato".

O velho camarada foi seguindo em seu caminho, quando sua esposa o puxou para o lado e sussurrou em seu ouvido:

- "Querido, você estava se olhando no espelho".

Quantas vezes nossa miopia espiritual não nos permite enxergar nossos defeitos, os quais só enxergamos nos outros...

Enxergamos o argueiro nos olhos de nosso irmão e não percebemos a trave que está em nossos próprios olhos!

Não podemos agir como a rainha má do conto infantil Branca de Neve e os Sete Anões, que se colocava diante de um espelho e perguntava:

"Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bela do que eu?"

Consagremo-nos a Deus em oração e peçamos-Lhe forças para mudar o nosso visual espiritual, a fim de que, o reflexo dessa imagem no espelho da Palavra de Deus nos mostre não mais os defeitos, mas um ser restaurado por Seu amor.

"Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isaías 1:18

Extraído do livro "Our daily bread"


“Tende por motivo de toda a alegria o passardes por várias provações... porque a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança...” (Tiago 1:2,3). “Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo hobby era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava. Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando muito para crescer. Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava. Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria. Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das várias fontes nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo. Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries. Disse-me ainda, que freqüentemente dava uma palmadinha nas suas árvores, com um jornal enrolado, e que fazia isso para que se mantivessem sempre acordadas e atentas. Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho. Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei. Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência. Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes. Meu antigo vizinho, havia realizado seu sonho! O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno. Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda. As adversidades pela qual aquelas árvores tinham passado, levando palmadelas e tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto do tratamento mais fácil jamais conseguiriam.” O que estamos buscando pra nossa vida??? Queremos somente “moleza” e que Deus faça todas as nossas vontades??? Ou será que podemos crer que quando ele permite que passemos por dificuldades e privações está fazendo isso para o nosso bem, a fim de nos fortalecer e preparar??? PENSE NISTO!

Fonte:
Gerson Moura Martins




Sons: eis algo que temos em abundância em nosso mundo moderno. Estamos cercados de sons, que buscam chamar [e prender] a nossa atenção. Não bastasse a agitação barulhenta do mundo, ainda temos o nosso barulhento interior que também busca chamar e prender a nossa atenção a todo momento.


Tanto o nosso barulhento mundo exterior, quanto o nosso igualmente barulhento mundo interior, espalham barulhos ensurdecedores em nossa mente: estresse, dores, crises, desconfianças, ansiedades, tristezas, violência, medos...pecados de todo tipo.

Todos estes barulhos tem grande poder para nos prender e nos descontrolar. O objetivo destes barulhos é prender 100% da nossa atenção, nos controlar totalmente, e assim, tornar o som da voz de Deus inaudível para nós.

Precisamos saber que Deus não disputa migalhas de atenção com os outros sons. Deus também não chama para si a responsabilidade de silenciar [o nosso] coração para que O ouçamos. Essa é uma missão nossa. Ele até nos ajuda, mas é nossa responsabilidade.

A ordem que parte de Deus a nós é: "Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus;" (Sl 46:10)

É necessário calar os barulhos que insistem em tapar os nossos ouvidos para que não ouçamos a voz de Deus. Os barulhos que tem o poder para nos enlouquecer devem ser domados.

Devemos dar atenção ao Senhor, ouvi-Lo. É uma sequência: Se silenciam os outros sons, e se ouve a voz de Deus.

Essa é a forma mais plena de ouvi-Lo, de prestar atenção Nele, de depender da voz Dele, de se guiar pelo som que Ele nos faz ouvir, de reconhecer a Sua voz.

Jesus já explicou que só segue o pastor a ovelha que ouve a sua voz:

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." (Jo 10. 27)

Vi no: esboçandoideias

10 – Fêmea do Elefante

A fêmea do elefante tem 22 meses de gestação, imagina quase 2 anos esperando o filhote que nasce com quase 90 quilos. Nas famílias dos elefantes quem manda são as mães, os machos depois de um tempo são todos expulsos do bando, ficando apenas elas no grupo. Imagina como os filhotes são mimados.


9 – Fêmea do Coala

A fêmea do Coala também é uma excelente mãe e dorminhoca, passa até 22 horas por dia dormindo, ela tem um bom sistema digestivo, protege seu filho passando proteção contra os vírus de plantas através de suas fezes.


8 – Fêmea do Alligator

Elas cuidam de suas crias os colocando dentro da boca, mas antes de eles nascerem, a fêmea do alligator cuida do seu ninho por quase 2 meses. Na hora de nascer os alligators utilizam sons para saber se o filho já está pronto para vir ao mundo.


7 – Fêmea do Ursa Polar

As ursas são animais solitárias, pois os ursos depois de acasalarem vão embora. Na sua gestação elas têm que dobrar seu peso e ganhar 180 quilos de gordura para dar segurança aos seus filhos. Quando vem o inverno no ártico elas criam pequenas cavernas para hibernarem, o mais curioso é que elas têm seus filhos enquanto dormem, os filhotes nascem cegos e sem dentes. Depois disso as super- mães cuidam de seus pequenos por mais 2 anos.

6 – Fêmea do Guepardo

A fêmea do guepardo pode ter até 6 filhos em cada gestação, elas tem que caçar o dia todo para alimentar seus filhotes, também precisa comer para produzir leite. Por 2 anos a fêmea precisa aguentar os jovens desajeitados que passam o dia deitados ou atrapalhando suas caçadas.


5 – Fêmea do Orangotango

A mãe orangotango é muito radical, pois ela vive sua vida em árvores e todos os dias ela constroi uma nova casa para ela e seu filhote, a sua vida é uma constante busca por comida e novas casas todos os dias.


4 – Fêmea do Calau

A fêmea do Calau durante o período de chocar o ovo, fica presa em seu ninho por meses. Ela fica dentro de um tronco de árvore oco para se proteger dos lagartos, posteriormente fecha o buraco de entrada com suas fezes, que endurecem como cimento, ficando somente uma pequena janela.


3 – Fêmea do Elefante Marinho

Olhando de longe a mãe elefante marinho parece ter uma vida fácil, pois ela fica deitada na beira do mar enquanto os machos brigam por ela. Durante o período de gestação de 11 meses ela come 1 quilo de gordura por dia, um mês apos sua cria nascer ela perde 270 quilos, cerca de 10 quilos por dia para produzir leite.


2 – Fêmea do Polvo

Na segunda posição a mãe polvo é uma das mais radicais, ela tem que se proteger do bacalhau, com isso ela se esconde em tocas para proteger seus ovos. Durante os quarenta dias de ovulação ela tem que ficar jorrando água e esfregando seus 50 mil ovos com os tentáculos quase sem parar. Com isso, passados os quarenta dias, os filhos saem e ela está muito cansada, mas ainda tem seus inimigos, com isso o bacalhau acaba a matando por ela estar sem força nenhuma para se defender.


1 – Fêmea do Piolho do Mar

A fêmea do piolho do mar, quando o macho a atrai para dentro da toca é o começo do fim para ela, no período de gestação as dezenas de seus filhos a comem por dentro para sobreviver, assim quando a casca dela se rompe acaba morrendo. Essa mãe acaba fazendo o maior sacrifício para que os filhotes tenham vida. Por isso merece o primeiro lugar.

Fonte: Acesso News


O que te faria afastar-se de Deus? O que te faria sair da igreja e nunca mais voltar? O que te faria amaldiçoar a Deus? Talvez a maioria de nós, assentados de frente aos nossos computadores, responderíamos que nunca faríamos isso: que nunca nos afastaríamos de Deus, que nunca sairíamos da igreja, que nunca amaldiçoaríamos a Deus.




É muito bom ter essa convicção em nossa vida, mas não é o suficiente. Teremos que vencer algo muito forte. Existe algo que "pode" mudar o nosso coração, que pode mudar a direção de nossa vida com Deus. Isso, é claro, se não somos cristão verdadeiros e convictos.

Essa "coisa poderosa" se chama circunstância. Não existe coisa que mais afaste as pessoas de Deus do que as circunstâncias.

Isso acontece porque a fé de muitas pessoas está baseada e alicerçada nas bênçãos. E bênçãos, na concepção de muitos, é aquilo que representa coisas boas e prazerosas para nós: prazer, ausência de dor, ausência de problemas, alegrias, riquezas, e por aí vai.

No entanto, o conceito de bênção é muito mais profundo, e refere-se aquilo que Deus acha que é o melhor para nós, e nem sempre são coisas prazerosas no nosso conceito. Deus enxerga além dos nossos conceitos falhos e faz sempre o que é melhor para nós, mesmo que isso nos faça sofrer.

É o conceito do Pai que educa os filhos [e quer o melhor para eles], muito conhecido por todos.

Alguns servos de Deus passaram por severas circunstâncias, mas elas não tiveram o poder de desviá-los, pois a sua fé era alicerçada em Deus e não nas circunstâncias favoráveis. Veja o exemplo de Paulo:

"Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez" (Fp 4. 12)

Paulo afirma que passou por diversas circunstâncias; umas boas e prazerosas e outras nem tanto. O fato é que nenhuma delas foi motivo para Paulo afastar-se ou amaldiçoar a Deus.

Jó também é um bom exemplo. Perdeu os bens, perdeu a família, perdeu a saúde, mas mesmo diante dessas circunstâncias desfavoráveis declarou:

"[Senhor] Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem." (Jó 42. 5)

Jó viu algo além das dores que passou. Viu a mão de Deus, o aprendizado, a soberania de Deus. Também não se afastou de Deus.

Como vimos, as circunstâncias difíceis podem vir sobre a nossa vida, se Deus assim quiser. Ninguém está isento de passar por circunstâncias difíceis. Deus tem planos para nós e nós iremos passar por eles.

A pergunta que fica é: O que te faria afastar-se de Deus? O que te faria sair da igreja e nunca mais voltar? O que te faria amaldiçoar a Deus?

Vi no: esboçandoideias

A cada dia resultados e notícias alarmantes de catástrofes naturais têm sido divulgadas e, mesmo assim, muito pouca coisa tem sido feita para amenizar ou até mesmo sanar diversos problemas climáticos que têm atingido diversas partes do mundo.

Confira alguns anúncios feitos para chamar a atenção e conscientizar a população sobre os reais problemas causados ao meio ambiente e, consequentemente, a nós mesmos.

"O lixo pode ser reciclado. A natureza não pode".

"É norte-americano discordar. É também americano, se unir contra um desafio. E poucos desafios são tão urgentes quanto as mudanças climáticas globais. Mais de um milhão de pessoas de todos os tipos estão unidos para exigir soluções. Agora nós precisamos de você. Pare um minuto e junte-se a nós em wecansolveit.org.Juntos podemos resolver a crise climática".

"A maior maravilha do mar é que ele ainda está vivo".

"Retroceder antes que seja tarde demais".

"Use somente o que você precisa".

"O aquecimento global está deixando mais desabrigados".

Dia Mundial do Meio Ambiente.

Fonte: onlinefundb.com