O menino olhava a avó escrevendo uma carta quando e a certa altura, perguntou:

- Avó, você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? Por acaso é uma história que fala sobre mim?

A avó parou de escrever, sorriu e comentou com o neto:

- Estou escrevendo sobre ti, é verdade; entretanto, mais importante que as palavras que escrevo é o lápis que estou usando. Gostaria que tu fosses como ele quando cresceres.

O menino olhou para o lápis, intrigado, não viu nada de especial, mas comentou;

- Mas ele é igual a todos os lápis que vi na minha vida, o que há de diferente?

- Tudo depende do modo como tu ves as coisas, acrescenta a avó. Há cinco qualidades nele que, se tu conseguires mantê-las, serás sempre uma pessoa em paz com o mundo:

"Primeira qualidade: tu podes fazer grandes coisas, mas não deves esquecer nunca que existe uma Mão que guia teus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzir-te em direção à Sua vontade".

"Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo e usar o apara-lapis. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele estará mais afiado. Portanto, saibas suportar algumas dores que a vida te impõe, porque elas te farão um dia ser uma pessoa ainda melhor."

"Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entende que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça".

"Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira, sua forma ou aparência exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuida daquilo que acontece dentro de ti."

"Finalmente, a quinta qualidade do lápis é que ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saibas que tudo o que tu fizeres da vida, irá deixar traços. Portanto, procura ser consciente de cada ação."

0 comentários:

Postar um comentário