Vi no: umap-vca



A aparência da estrela de Belém, que segundo a Bíblia, orienta três reis magos ao lugar do nascimento de Jesus, pode ser apoiada pela ciência, de acordo com um astrônomo.

Mark Thompson, membro da Royal Astronomical Society e apresentador da Astronomy BBC, The One Show, fez uma pesquisa, na qual ele diz que pode explicar a história, contada no Evangelho de Mateus, sobre a estrela que levou os viajantes até Belém.

Usando os registros históricos e simulações de computador que permitem a posição das estrelas e dos planetas a serem traçados de volta ao tempo em que acredita ter nascido Jesus, afirma Thompson, houve um evento incomum astronômica.

Ele disse que, entre setembro e 3BC 2BC Maio houve três “conjunções” onde o planeta Júpiter e uma estrela chamada Regulus passaram perto um do outro no céu à noite.

O planeta passou Regulus primeiramente viajando em seu movimento habitual de Leste, antes, em seguida, apareceu e inverteu e passou novamente em direção oeste e depois mudou de direção, mais uma vez para retomar sua direção normal ao leste para passar a estrela por uma terceira vez.

Thompson disse que, “Os Três Reis Magos eram considerados por alguns como sacerdotes Zoroastrista, que eram astrólogos de renome na época, que o rei dos planetas passando tão perto do rei das estrelas em três ocasiões, teria sido muito significativo e poderia ter sido interpretada como o nascimento de um novo rei.

“Curiosamente, no mundo da astrologia, Júpiter é considerado o rei dos planetas e Regulus, que é a estrela mais brilhante no constelação de Leão, é considerado o rei das estrelas. “

Houve numerosas teorias apresentadas por astrônomos no passado como explicações científicas da Estrela de Belém, incluindo um cometa, uma supernova – quando uma estrela explode e produz enormes quantidades de luz – e um planeta.

Thompson disse que ele olhou “todas as possibilidades”, antes de ter à sua conclusão.

As três conjunções, que teve lugar em 14 de setembro 3BC, 17 de fevereiro 2BC e 8 2BC maio, foram causados por um fenômeno astronômico chamado de retrógrado movimento, em que um planeta aparecerá para impedir a sua normal leste deriva durante a noite e em vez de deriva em direção a oeste, por um período de várias semanas.

Isso acontece porque os planetas exteriores do nosso sistema solar orbitam o Sol a uma velocidade mais lenta do que a Terra e para o nosso planeta, ocasionalmente ultrapassa elas.

“O movimento retrógrado significou que o planeta estava viajando em um oeste direção do céu e por isso os [Três Reis Magos] podem ter seguido a partir Pérsia, “Thompson disse.

“Ao camelo teria levado cerca de três meses e curiosamente este tem aproximadamente o mesmo tempo de que Júpiter estava viajando nesta oeste direção.”

Ele acrescentou: “Não cabe a mim dizer se realmente a Bíblia esta certa ou errada, eu estou apenas desenhando sobre os fatos na minha frente.”

Vi no:umap-vca


Quando o outro não faz, é preguiçoso.
Quando você não faz, está muito ocupado.

Quando o outro fala, é intrigante.
Quando você fala, é crítica construtiva.

Quando o outro se decide a favor de um ponto, é cabeça dura.
Quando você faz o mesmo, está sendo firme.

Quando o outro não cumprimenta, é mascarado.
Quando você passa sem cumprimentar, é apenas distraído.

Quando o outro fala de si mesmo é egoísta.
Quando você faz isso, é porque precisa desabafar.

Quando o outro se esforça para ser agradável, tem uma segunda intenção.
Quando você age assim, é gentil.

Quando o outro faz alguma coisa sem ordem, está excedendo.
Quando você faz, é iniciativa.

Quando o outro progride, teve oportunidade.
Quando você progride, é fruto de muito trabalho.

Quando o outro luta pelos seus direitos, é teimoso.
Quando você faz, é prova de caráter.

Quando o outro encara os dois lados do problema, está sendo fraco.
Quando você o faz, está sendo compreensivo.

Vi no: umap-vca


"O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."(Provérbios 16:9)
Somos cheios de planos. Planejamos onde vamos passar o próximo feriado, o que faremos no ano que vem, onde estaremos ou em que situação nos encontraremos a curto ou longo prazo.
Fazer planos é bom, mas temos que ter em mente que somente Deus sabe se aquilo que planejamos de fato irá se concretizar.Olhamos para o futuro como um céu límpido sem nuvens, procuramos não prever as tempestades para alcançarmos mais rápido nossos objetivos.
Nem todos os nossos planos serão decisões acertadas no futuro. "Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos. Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que produzirá o dia."(Provérbios 16:1, 27:1)
Em Mateus 6:34 também encontramos: "Não vos inquieteis pois pelo dia d'amanhã, porque o dia d'amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu cuidado."
O melhor a fazer é entregar os seus planos e projetos nas mãos de Deus e seguir o conselho que diz:"Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento." (Provérbios 3:5)
Deus tem um plano para nós, e cabe a cada um ter disposição de fazer parte deste plano. "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29:11)
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." (ICoríntios 2:9)
Quer fazer parte do plano de Deus? Fale com o Filho dele, JESUS.
Jesus é o caminho para o plano perfeito de Deus, e neste caminho não há erro.
Conte para Ele os seus planos e confie, Ele sabe o que é melhor para a sua vida.


Vi no: escrituraviva


"Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar."Isaías 48:17
Deus nos dá a direção quando nos sentimos desnorteados. Nem sempre a direção que tomamos em nossas vidas nos fará chegar a um porto seguro. Podemos, ao contrário com nossas decisões ir à direções contrárias à Palavra de Deus:"Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." (Provérbios 16:25)
Quantas vezes você tomou uma direção e se arrependeu porque não chegou ao lugar que gostaria? Recorda-se de ter pedido a direção de Deus antes?

Muitos desprezam a orientação de Deus a respeito do caminho que devem tomar, crendo em seus corações que estão indo no rumo certo:"Dizeis, porém: O caminho do Senhor não é direito. Não é o meu caminho direito? Não são os vossos caminhos torcidos?" (Ezequiel 18:25a,c)
Nossos projetos correm o risco de não se concretizarem satisfatóriamente quando colocamos o Senhor fora das nossas decisões. Acompanhe o que diz o livro de Tiago 4:13-15:"Eia agora vós, que dizeis:Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo."
Isto não significa que não devamos ter planos, mas que nossos planos devem estar debaixo da direção do Senhor, sabendo que Ele nos diz:"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."(Jeremias 29:11)
Deus nos guia no caminho em que devemos andar, e sobre o Seu caminho está escrito:"O caminho de Deus é perfeito."(Salmo 18:30a)
"Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da boca. O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."(Provérbios 16:1,9)
Confie os seus caminhos nas mãos do Senhor:"Então andarás com confiança no teu caminho, e não tropeçará o teu pé."(Provérbios 3:23)


Vi no :escrituraviva



Passamos a vida entre erros e acertos. Todos os dias somos confrontados a fazer escolhas que a curto ou a longo prazo, poderão fazer a diferença em nossa rotina.
O início de um novo ano é sempre o incentivo que algumas pessoas precisam para firmar novos objetivos: fazer dieta, conquistar um cargo melhor no trabalho, mudar o próprio visual.
Muitos começam o ano com uma infinita lista de desejos que pretendem realizar, até se darem conta que os meses estão passando, o fim do ano está chegando e a lista está esquecida em alguma gaveta, com mais da metade dos desejos ainda não atendidos.
Há quem ande em um círculo vicioso, cometendo sempre os mesmo erros, ou no pior dos casos, novos erros!
Na palavra de Deus encontramos o versículo que está no início desta postagem, e é comum vermos esse tipo de comportamento na vida de muitas pessoas.
Alguns, tentando se livrar dos problemas afundam em vícios. Começam com o cigarro, depois passam para o álcool e quando percebem já estão no fundo do poço.
Pessoas em depressão fazem uso de medicamentos, ainda que não sejam receitados por um médico. Tomam remédio para dormir, tranquilizantes, calmantes, e completamente dopadas perdem a noção da realidade.
É um círculo vicioso de maus hábitos que não leva a nenhuma solução.
Na consciência destas pessoas, imaginam que usando meios paliativos (que resolvem a curto prazo mas não solucionam o problema) conseguirão se ver livres das situações. Mas a única coisa que conseguem é atrair mais problemas.
Não resolva suas questões atraindo mais problemas. Tenha consciência que para tudo há uma solução, um modo de resolver as coisas sem atrair mais problemas.
Muitas pessoas vão de abismo em abismo por ouvir o próprio coração. Enquanto todos dizem que temos que ouvir o coração para tomar uma decisão, o Senhor nos alerta dos perigos que isso pode trazer à nossa vida: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9)
O fato de você ser servo de Deus não o livra dos perigos dos maus conselhos do coração, ninguém está imune.
Precisa de uma direção? Está cansado de sair de um buraco e em seguida cair no outro? Então pare de confiar nas decisões do seu coração e peça a direção diretamente para Deus, pois é Ele mesmo quem diz: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar." (Isaías 48:17 b)
Pare de seguir em direção ao abismo, aceite a direção de Deus.


Vi no:escrituraviva

Eles são muitos, eles são doidos e, pior, eles têm mais followers do que eu e você no Twitter.

Esses homens não “sentiram a presença” e não acham que “ele vive”, eles simplesmente SÃO Jesus. Ou pelo menos crêem nisso.

Aqui está a lista dos malucos homens que afirmam ser Jesus.

Matayoshi Jesus – Japonês que está convencido que é nada menos que Jesus. E Deus também. Quanta modéstia…

José Luis de Jesus Miranda – Fundador da “Crescendo na Graça”. Afirma ser a reencarnação de Cristo.

Jim Jones – Outro Jesus auto-proclamado, provocou o suicídio de 900 pessoas em 1978. Incluindo o dele.

Inri Cristo – Se diz encarnação de Jesus. Sua “Cidade Santa era em Curitiba, mas mudou para Brasília. “Óh Inefávelll Pói… das culminâncias do teu reino…”

David Koresh – Fundador da seita Ramo Davidiano. Proclamou ser “o Filho de Deus, o Cordeiro”. Hã?

Ariffin Mohamed – Fundador do banido Reino do Céu, na Malásia. Afirma ser a encarnação de Jesus. E também de Maomé, Shiva e Buda. Esse está tentando agradar à todos.

Laszlo Toth – Sua convicção o levou a vandalizar a obra A Pieta, de Michelangelo.

Sergei Torop – Afirma ter renascido como Vissarion, o Jesus devolvido. Fundou a Igreja do Último Testamento e a comunidade Ecopolis Tiberkul, na Sibéria, onde dá festinhas animadas.

Arnold Potter – refere-se a si mesmo como “Potter Christ”.

Thomas Harrison Provenzano – Assassino condenado e possivelmente doente mental (não diga…), comparou sua execução à crucificação de Cristo.

Ahn Sahng-hong – Sul-coreano fundador da “World Mission Society Church of God”, que reune aqueles (espero que poucos) que acreditam que ele é “segunda vinda de Cristo”.

John Nichols Thom – Mais um reencarnado, esse Cristo, acredita que seu corpo é o Espírito Santo.

Georges-Ernest Roux – Fundador da Igreja Cristã Universal, agora conhecida como Aliança Universal. Afirmava ser Jesus mas, depois de um upgrade, passou a ser Deus mesmo.

Se não fosse trágico, seria cômico...


vi no: umap-vca



Por André Sanchez


É interessante como a vida no dia a dia vai mostrando o que a Bíblia já diz a milhares de anos. Uma pequena retrospectiva das notícias veiculadas pela imprensa há alguns dias, nos dá uma ideia disso. A guerra no Rio de Janeiro nos mostrou que bandidos dão ordens de dentro das prisões. Pra piorar, alguns advogados, que deveriam estar do lado da lei, ajudam os bandidos a comandar o crime do lado de fora da cadeia. No mesmo episódio do Rio de Janeiro, os comandantes da polícia precisaram abrir uma ouvidoria para que a população denunciasse os policiais que agiram de forma errada e corrupta. Resultado? Vinte denúncias só no primeiro dia!


Uma idosa indefesa, numa cadeira de rodas, foi colocada nua do lado de fora da casa, no corredor, e foi espancada pela própria irmã, que lhe dava bofetadas violentíssimas e todo tipo de golpes cruéis. Vizinhos gravaram a cena terrível. Pais abusando dos filhos, pedofilia, brigas de trânsito que terminam em morte...não nos podemos esquecer dos falsos religiosos que fazem de Deus uma fonte de riqueza e também são corruptos...isso é um pouco do que me lembro ter visto nos jornais.

Além destes pecados gritantes e terríveis, temos em nosso dia a dia os cidadãos “normais” também envolvidos com a mentira, com a corrupção, com a pirataria, com a pornografia, com os vícios, com pequenos delitos “aceitos” pela sociedade, enfim, com o pecado em suas diversas facetas. Pecados estes que também desagradam a Deus.

Tudo isto nos mostra hoje o que o profeta Jeremias já escrevia lá por volta do ano 626 a.C, que “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17. 9)

O tempo passou, o homem gaba-se da evolução que promoveu no mundo, mas infelizmente, o seu coração se mantém como no início, desesperadamente corrupto. E permanecerá assim, se o homem permanecer assim. O coração dominado pelo pecado, seja ele de qualquer natureza, é uma marca do ser humano longe de Deus.

A única forma de mudar esse coração também é dada na Bíblia: “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3. 3). Isso nos mostra a importância da pregação da Palavra de Deus as pessoas!

Nascer de novo é ter um coração novo, uma vida nova. Um coração novo, somente Jesus pode dar. Não há nenhum outro que possa, de verdade, nos dar um coração voltado para Deus senão Jesus Cristo. E APENAS esse coração novo pode transformar uma vida e uma sociedade que está um lixo (cheia de corações corruptos e sujos) em uma sociedade limpa, pois esse coração é guiado por Deus!

Vi no: esboçandoideias



Foi no altas horas, A apresentadora Xuxa disse o seguinte: "Prefiro uma criança com imaginação do que uma criança inteligente, porque se não tiver comida na mesa, ela vai imaginar, vai tentar não sofrer através da imaginação". Onde será que ela vive? Numa bolha? Cercada de seres imaginários?

Só pode ser... porque uma afirmação dessa é no mínimo fora da nossa realidade. Quer dizer que enquanto a Sacha enche a cara de comida na farta mesa da rainha dos baixinhos, as crianças que não tem o que comer devem imaginar uma farta mesa de café da manhã enquanto comem um pãozinho com manteiga porque dessa forma ela dribla a fome? Ah... tenha paciência.

Leia tudo...

    Essa declaração talvez seja a maior prova da ineficácia de todas as fundações e institutos dirigidos ou apoiados por ela e pela maioria dos artistas em exposição na mídia. Diante dessa demonstração de imaturidade só me resta louvar o belo trabalho dos missionários que estão dentro de comunidades economicamente carentes que dividem aquilo que não tem com quem está abaixo da linha da miséria.

    OBS: Assista o vídeo abaixo e confira...

    Fonte: Blog do Pr. Marcio de Souza


Descubra qual é sua idade interior! Acesse o site: www.idadeinterior.com.br e descubra quantos você pode ter interiormente. É um teste facil e rápido, acesse e faça, você pode se surpreender. :D

imageEnfeitar árvores é um ritual antiqüíssimo, presente em praticamente todas as culturas e religiões pagãs, para celebrar a fertilidade da natureza. Os primeiros registros de sua adoção pelo cristianismo vêm do norte da Europa (terra dos pinheiros, a árvore de Natal clássica), no começo do século XVI - mas tudo indica que, a essa altura, já era uma tradição medieval. No antigo calendário cristão, o dia 24 de dezembro era dedicado a Adão e Eva, cuja história costumava ser reencenada nas igrejas. "O paraíso era representado plasticamente por uma árvore carregada de frutos, colocada no meio da cena teatral", afirma o teólogo Fernando Altermeyer, da PUC-SP.

As pessoas, então, passaram a montar essas alegorias em suas casas, com árvores cada vez mais decoradas: de velas (simbolizando a luz de Cristo), estrelas (alusão à estrela de Belém) e rosas (em homenagem à Virgem Maria) até hóstias (pedindo perdão pelos pecados). Nos séculos XVII e XVIII, o hábito se tornou tão popular entre os povos germânicos que eles mesmos o creditaram a seu maior líder religioso, Martinho Lutero (1483-1546), fundador do protestantismo. A árvore de Natal só se difundiu pelo resto do planeta a partir de 1841, quando o príncipe Albert (1819-1861) - esposo alemão da rainha Vitória - montou uma delas no palácio real britânico. Na época, o império vitoriano dominava mais de meio mundo e o costume logo se tornou universal.

Fonte: mundoestranho.com.br


Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h.

Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas.

Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais. Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria.

Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica.

Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.

A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação.

Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.

O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro.

Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.

Vi no: brasilescola

"O Censo 2010 contabilizou, até 31 de outubro deste ano, 185.712.713 de residentes no país, incluindo brasileiros e estrangeiros. A informação foi publicada nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial da União. Foram visitados, segundo a publicação, 67.275.459 domicílios".
Os dados não são oficiais e o resultado final somente deverá ser contabilizado no final de Novembro, informou o G1.globo.com.
Esse negócio de Censo é coisa muita antiga. "Pelo que se tem notícia, o Censo mais antigo é o da China. Em 2238 a.C., o imperador Yao mandou realizar um censo da população e das lavouras cultivadas".* Em Números 1.1-4, a Bíblia registra Deus orientando Moisés a fazer um Censo entre os israelitas. Os romanos e os gregos já realizavam censos por volta do século VIII a IV a.C.
O nascimento de Jesus se deu durante um recenseamento. "Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população.[...] Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.
José foi registrar-se lá (Belém) porque era descendente de Davi. Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida, e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho.Lc 2.1-7

Os Incas também tinham um sistema de contagem populacional muito antes de Colombo chegar nas Américas. Logo, como você pode notar, desde épocas remotas os governos se preocupam em realizar Censos.
Entretanto, para qualquer governo humano, as pessoas neste processo, são apenas números e nada mais. Uma grande massa de gente para a qual tem de se governar. Muita criança que precisa de escola boa, muito adulto que precisa de emprego e muito velho que precisa de atendimento médico. Um desses recenseadores passou em minha casa, e coletou várias informações. Se não fosse assim, a contagem seria 185.712.711. Éééé... mais estou estou aí, eu e minha esposa também. Agora o pessoal vai trabalhar para atender toda essa demanda de gente. É assim que funciona em qualquer governo temporal.
Contudo, o que aquece meu coração e alegra minha vida, é saber que além de ser um cidadão brasileiro, sou cidadão dos céus. Tenho um governante eterno. Santo, justo e bom. Ele vê uma grande massa que precisa governada, mas para ele, não sou apenas um dado. Sou o Silvio. Ele sabe onde eu moro, sabe onde estou agora e o que de fato preciso. Sabe da minha vida econômica, social e espiritual sem perguntar nada. O governo da terra, foi descobrir que eu existo, somente três anos depois do meu nascimento. Opa, nasceu mais um! Mas para o governo do céu, eu já existia desde a eternidade em seu coração. Veja o Salmo 139.
E eu não sou o único. Assim funciona comigo, com minha mulher, com você, com todos os 185 milhões do Brasil e os milhões do resto do mundo. Jesus é rei, e ele governa tudo isso aqui. Dele é a terra e todo mundo que mora nela (Sl 19).
Meu convite para você amigo, é confiar neste governo. Do alto, do céu. Justo e bom. Ele te trata como gente mesmo. Em cada detalhe está pronto pra te ouvir. Não precisa marcar hora com ele. Entre na sala do trono, o caminho está livre e a porta aberta.
"Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar no Lugar Santíssimo [...] ele nos abriu um caminho novo e vivo". Hb 10.19,20b

Abraços


Pergunta: "Pode o homem viver sem Deus?"
Resposta:
Contrário às afirmações de ateístas, estetas e epicuristas através dos séculos, o homem não pode viver sem Deus. O homem pode ter uma existência mortal sem confessar que Deus existe, mas não sem o fato de Deus.

Como o Criador, Deus deu início à vida humana. Dizer que o homem pode existir sem Deus é dizer que um relógio pode existir sem o relojoeiro, ou que uma história pode existir sem um contador de histórias. Devemos todo o nosso ser a Deus, em Cuja imagem somos feitos (Gênesis 1:27). Nossa existência depende de Deus, quer queiramos aceitar a Sua existência ou não.

Como o Sustentador, Deus continuamente concede a vida (Salmos 104:10-32). Ele é a vida (João 14:6), e toda a criação subsiste pelo poder de Cristo (Colossenses 1:17). Até mesmo aqueles que rejeitam a Deus recebem seu sustento dEle: “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Pensar que o homem pode viver sem Deus é achar que um girassol pode viver sem luz ou uma rosa sem água.

Como o Salvador, Deus dá vida eterna àqueles que acreditam no Seu Filho. Vida se encontra em Cristo, o qual é a Luz dos homens (João 1:4). Jesus veio para que possamos ter vida “em abundância” (João 10:10). Todos aqueles que colocam sua confiança nEle são prometidos eternidade com Ele (João 3:15-16). Para o homem viver – realmente viver – ele precisa conhecer a Cristo (João 17:3).

Sem Deus, o homem tem vida física apenas. Deus advertiu a Adão e Eva que no dia que rejeitassem a Deus, eles certamente morreriam (Gênesis 2:17). Como sabemos, eles desobedeceram, mas não morreram fisicamente naquele dia; eles morreram espiritualmente. Algo dentro deles morreu – a vida espiritual que tinham conhecido, a comunhão com Deus, a liberdade de poder gozar da Sua presença, a inocência e pureza de suas almas – tudo isso tinha acabado.

Adão, o qual tinha sido criado para viver em comunhão com Deus, foi amaldiçoado com uma existência completamente carnal. O que Deus queria que fosse de pó à glória, agora iria de pó a pó. Assim como Adão, o homem sem Deus ainda hoje vive em uma existência terrena. Ele pode até parecer muito feliz; já que há muito divertimento e prazer que podem ser desfrutados nessa vida.

Alguns rejeitam a Deus mas ainda vivem vidas de diversão e alegria. Suas ambições carnais aparentam render-lhes uma existência gratificante e tranquila. A Bíblia diz que há um certo gozo que pode ser desfrutado do pecado (Hebreus 11:25). O problema é que tudo isso é temporário; a vida nesse mundo é curta (Salmos 90:3-12). Mais cedo ou mais tarde, o hedonista, assim como o filho pródigo da parábola, percebe que os prazeres desse mundo não sustentam sua alma (Lucas 15:13-15).

No entanto,nem todo mundo que rejeita a Deus é um desperdiçador como o filho pródigo. Há várias pessoas que não são salvas, mas vivem uma vida sóbria e disciplinada – até mesmo vidas gratificantes e felizes. A Bíblia apresenta certos princípios morais que vão beneficiar qualquer um desse mundo – fidelidade, modéstia, auto-controle,etc. Provérbios 22:3 é um exemplo de uma dessas verdades gerais. No entanto, o problema é que, sem Deus, o homem tem apenas esse mundo. Viver uma vida sem problemas não é nenhuma garantia de que estamos prontos para a próxima vida. Veja a parábola do fazendeiro rico em Lucas 12:16-21, e a conversa de Jesus com o jovem homem rico (e muito moral) em Mateus 19:16-23.

Sem Deus, o homem não encontra realização verdadeira, nem mesmo nessa vida mortal. Thomas Merton observou que o homem não tem paz com outros homens porque não está em paz consigo mesmo, e ele não tem paz consigo mesmo porque ele não tem paz com Deus.

A busca dos prazeres só por ter prazer é um sinal de tumulto interior, uma ilusão de felicidade do epicurista. Aqueles que procuram por prazer têm descoberto várias vezes, durante o curso da história, que as diversões temporárias da vida trazem desespero mais profundo. Aquele sentimento irritante de “algo está errado” é difícil de combater. O Rei Salomão se entregou a uma busca de tudo que esse mundo tem a oferecer, e registrou seus descobrimentos no livro de Eclesiastes.

Salomão descobriu que conhecimento, por si só, é fútil (Eclesiastes 1:12-18). Ele descobriu que prazer e riquezas são fúteis (2:1-11), que materialismo é uma tolice (2:12-23), e que riquezas são passageiras (capítulo 6).

Salomão conclui que a vida é um presente de Deus (3:12-13) e que a única forma sábia de viver é temendo a Deus: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (12:13-14).

Em outras palavras, há mais para essa vida do que a dimensão física. Jesus enfatiza isso quando diz: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Não o pão (o físico), mas a Palavra de Deus (o espiritual) é o que nos mantém vivos. Blaise Pascal disse: “É em vão, oh homens, que procurais dentro de si mesmos a cura para todas as suas misérias.” O homem só pode achar vida e realização quando Ele reconhece a existência de Deus.

Sem Deus, o destino do homem é a morte. O homem sem Deus é espiritualmente morto; quando sua vida física acabar, ele tem que encarar morte espiritual – separação eterna de Deus. Na narrativa de Jesus sobre o homem rico e Lázaro (Lucas 16:19-31), o homem rico vive uma suntuosa vida de tranquilidade sem um pensamento de Deus, enquanto Lázaro sofre por sua vida mas conhece a Deus. É após suas mortes que os dois homens realmente compreendem a gravidade das escolhas que fizeram durante a vida. O homem rico “ergueu os olhos”, estando no tormento do inferno. Ele percebeu, já tarde, que há mais nessa vida dos que olhos podem enxergar. Enquanto isso, Lázaro é confortado no paraíso. Para ambos os homens, a duração curta da sua existência terrena não foi nada em comparação ao estado permanente de suas almas.

O homem é uma criação especial. Deus tem colocado uma consciência de eternidade nos nossos corações (Eclesiastes 3:11), e esse sentido de destino eterno pode achar sua realização apenas em Deus.


Vi no: umap-vca