O Salmo 23 é uma bela poesia  sobre o cuidado de Deus com seus filhos, comparando-o a um pastor que  cuida de suas ovelhas com carinho e apreço. O Salmo fala da provisão que  o Pastor dará, que não deixará faltar nada; fala de descanso e  renovação de forças que o Pastor provê; fala também do guia que o Pastor  será, mostrando o caminho certo...
Às vezes  podemos pensar que a ovelha do Salmo 23 é alguém que somente recebe  bênçãos e não tem nenhuma parte que lhe cabe. Alguns chegam a pensar que  este Salmo nos autoriza a pensar que a vida do crente é apenas brindada  com coisas agradáveis, e que as coisas que não gostamos não  acontecerão, e que o Pastor do Salmo é uma espécie de benfeitor que nos  dá tudo que queremos, que gostamos e que pedimos.
Um grande engano! 
Primeiro, porque o Salmo  deixa claro que pode existir na vida da ovelha um "vale da sombra da  morte" (Sl 23. 4). Certamente podemos comparar este lugar a algo que  não gostamos. Gostamos dos pastos verdejantes e das águas tranquilas,  mas não do vale da sombra da morte. Mesmo assim ele está lá, passaremos  por ele; o Pastor não nos livra dele. O Pastor nos leva até ele e nos  acompanha na travessia.
Segundo, existe uma parte  que cabe a ovelha: "não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o  teu bordão e o teu cajado me consolam." (Sl 23. 4). Confiança plena  no Pastor, mesmo na escuridão. A ovelha não amaldiçoa o Pastor, nem  murmura contra Ele, apenas confia e passa pelo vale escuro certa de que  tudo aquilo está sob o controle do querido Pastor.
A ovelha está certa de que nada a afastará do Pastor. Compromete-se a ser fiel em qualquer situação, independente das circunstâncias, seja nas águas tranquilas ou no vale da provação. O Pastor é o mais importante e não o seu bem-estar: "e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre." (Sl 23. 6)
Esse é o compromisso da  verdadeira ovelha com seu Pastor: Confiança e dependência em  qualquer situação. Sem exigências, sem determinações ao Pastor, sem  revolta, sem murmurações. Apenas confiança e dependência plenas.
Vi no:esboçandoideias
Vi no:esboçandoideias

0 comentários:
Postar um comentário