Respeito é a capacidade de tolerar as diferenças, sejam físicas, sociais, comportamentais. É, talvez, a condição básica para a convivência com os outros. Para respeitar as pessoas é fácil: basta olhar para aquele que tem algo diferente e pensar que VOCÊ não é perfeito. Se você não tem aquele “defeito”, com certeza, tem outro.
Jesus, que veio a esse mundo dotado da própria perfeição, não desrespeitou ninguém que era imperfeito. E ainda ensinou uma lição: “Aquele que não tem pecado, atire a primeira pedra”. Atiramos pedra sempre que damos risada do outro, sempre que cochichamos, falando mal do outro, sempre que apontamos o dedo, tirando sarro, sempre que ficamos indiferentes quando o outro precisa de nossa ajuda. Se atiramos “pedra”, é porque não respeitamos. Pensemos nos conflitos que acontecem no Oriente Médio. São frutos de quê? Da falta de respeito, da intolerância com o diferente.
Deus nunca quis a igualdade. Se quisesse, teria criado apenas um tipo de flor, um tipo de animal, os seres humanos todos iguais. Olhe para as pessoas à sua volta: há negros, loiros, olhos azuis, cabelos castanhos..., mas todos à imagem e semelhança Dele.
Jesus veio ao mundo para nos ensinar a dar a outra face. Veio nos ensinar a paciência, a tolerância, a capacidade de aceitar o outro como ele é... o respeito.
0 comentários:
Postar um comentário