O GPS é um aparelho que se utiliza do sistema de posicionamento global para levar você de um ponto ao outro. É mais uma dessas maravilhas da tecnologia pós-moderna. Simplesmente, digitamos o CEP de onde queremos chegar e o aparelho vai conduzindo cada curva, controlando a velocidade e o tempo da cidade.
A escolha do GPS é pelo caminho mais curto até o ponto desejado. Não importa se será um caminho escondido, sinuoso, perigoso. O aparelho não analisa as condições do trânsito, mas de traçado. Assim, o GPS vai conduzindo a viagem. A parte mais engraçada é que, às vezes, ele falha, como em uma vez que ele me fez subir a serra por uma estrada em que não passa veículos desde a década de 80. Um funcionário, de uma empresa do local, informou-nos que muitos carros guiados pelo GPS já tentaram subir por ali, e ele não entendia porque o aparelho sugeria esse caminho, sendo uma rota fora de uso.
A palavra de Deus diz, em Provérbios 16:9, que nós fazemos os planos, mas Deus é quem dirige nossos passos. O sentido geral é que planos, sonhos, ideias, vontades são formadas no nosso coração, mas não temos total controle sobre os resultados, até porque não controlamos o caminho. Planejar faz parte da vida de qualquer um de nós, mas a resposta final de todas as coisas vem de Deus.
Eu tinha um plano e o GPS me levou da maneira dele. A maneira de Deus é outra. Geralmente, não é pelo caminho mais curto, mas por aquele que analisa as condições de toda caminhada. O dirigir os passos, que Deus faz em nossa vida, demonstra a importância que Deus dá para o trajeto. O foco prioritário de Deus, por mais que isso nos entristeça, não está nos resultados que tanto almejamos, mas na estrada, naquilo que acontece em cada desvio, em cada congestionamento, em cada estrada livre onde podemos respeitar a velocidade ou colocar a vida em risco.
A condução de Deus não é fria como a de um GPS. É amorosa, individual, intransferível. O meu caminha não será o seu, ainda que com objetivos parecidos. Sabe por quê? Porque Deus tem propósitos para mim que são diferentes do propósitos para você e isso conduz caminhos diferentes, caminhos em que Deus nos conduz para nos tornarmos aquilo que Ele quer de nós. Isso, às vezes, dói, machuca, incomoda e até nos deixa perplexos e confusos, achando que Deus nos esqueceu no caminho, mas ele não nos esqueceu! Garanto que ele continua a nos conduzir, quer percebamos, quer não. O Deus que dirige os seus passos não se cansa, não dorme, e vai leva-lo a um porto seguro, mas quer, antes disso, que você aprenda a caminhar com ele, a viver uma aventura da vida confiando nele e se tornando um rapaz e uma moça melhora para ele, para o mundo e para você mesmo.
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e tudo o mais Ele fará”. Quem disse isso, sabia o que estava dizendo. Acredite!

Por: Genésio Júnior

0 comentários:

Postar um comentário