Um robô desenvolvido pela Panasonic irá percorrer uma das rotas mais difíceis de triatlo do mundo, no Havaí. O “Evolta”, como é chamado, vai nadar, andar de bicicleta e correr um percurso de 230 km que deve durar uma semana ou 168 horas, dez vezes mais que o necessário para um esportista humano. Essa não é a primeira vez que um robô tenta imitar uma atividade praticada pelo homem. Cientistas já desenvolveram máquinas capazes de sentir dor, cócegas e de imitar os movimentos do homem, como dançar e tocar um instrumento musical.

Conheça 10 robôs high-tech desenvolvidos para copiar os seres humanos:
Robô para treinar dentistas pode simular dor e até ficar engasgado (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)
Robô-paciente
O Hanako 2 é uma versão mais realista do robô que serve para treinar estudantes e profissionais de odontologia. Ele pode 'sentir' dor quando o dentista trabalha em seus dentes. Ele também reage movendo a cabeça, fechando os olhos e a boca, além de engasgar, espirrar e tossir e cansar de ficar com a boca aberta (veja mais).




Robô japonês consegue reproduzir emoções humanas (Foto: Shizuo Kambayashi/AP)(Foto: Shizuo Kambayashi/AP)
Robô-emocional
O Kobian foi desenvolvido pela Universidade Waseda, em Tóquio, e é capaz de reproduzir até sete emoções humanas como tristeza, alegria e raiva. As emoções são programadas na máquina que as transmite por meio de gestos e de expressões faciais (veja mais).

Japão apresenta robô que canta e dança ao lado de humanos (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)(Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)
Robô-cantora
Simulando o tamanho médio de uma mulher japonesa, a HRP-4C anda e consegue interagir com seres humanos por meio do reconhecimento de voz. Ela também emite sons que lembram uma música, enquanto simula as expressões faciais de uma cantora (veja mais).




Robô equilibrista é destaque em feira de tecnologia no Japão (Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)(Foto: Kim Kyung-Hoon/Reuters)
Robô-equilibrista
Criada pela companhia japonesa Murata Eletronics, a robô equilibrista foi apresentada durante a Ceatec 2010, realizada no Japão. Com cerca de 50 centímetros, ela consegue se equilibrar em barras e cabos de aço. A robô também consegue fazer curvas no formato de ‘S’ sem perder o equilíbrio ou cair do monociclo (veja mais).

Equipe desenvolve robô capaz de jogar bilhar (Foto: Reprodução)(Foto: Reprodução)
Robô-jogador de sinuca
O PR2 é um robô especialmente desenvolvido para jogar sinuca. Em vez de câmeras controladas remotamente, o robô conta com câmeras de alta resolução com uma espécie de “rastreador de manchas de cor” e um software especial para planejar suas jogadas e encaçapar tudo com perfeição (veja mais).


Robô violinista dá show na Expo Xangai 2010 (Foto: AP)(Foto: AP)
Robô-violinista
O robô Partner, criado pela Toyota, mostra coordenação e desenvoltura com o violino ao tocar canções e foi bastante aplaudido em um evento em Xangai, em 2010. Com 1,5 metros e 56 quilos, o robô humanoide tem braços capazes de realizar movimentos próximos aos dos humanos (veja mais).


 
Mulher-robô contracena com atriz em peça de teatro (Foto: Reprodução)(Foto: Reprodução)
Robô-atriz
A Universidade de Osaka, no Japão, produziu uma peça de teatro em 2010 que contava com a participação de uma atriz-robô. A androide Sayonara era controlada por um controle remoto e contracenava com a atriz americana Bryerly Long (veja mais).
 




Empresa mostra robô que sente cócegas por meio de sinais sonoros (Foto: Koji Sasahara/AP)(Foto: Koji Sasahara/AP)
Robô que sente cócegas
A empresa de telecomunicações NTT apresentou em um fórum em Tóquio um robô que pensa estar sendo tocado. A tecnologia transmite ao androide a sensação de cócegas por meio de sinais sonoros (veja mais).


Robô que fala como humano é apresentado em exposição no Japão (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)(Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)
Robô que fala como humano
Um robô desenvolvido no Japão fala e canta como o homem. A máquina é controlada por motores que reproduzem os movimentos de órgãos como cordas vocais, trato vocal e ainda possui uma cavidade nasal para gerar vozes como a vocalização humana. O robô foi desenvolvido para o treinamento de voz das pessoas com deficiência auditiva (veja mais).

Robô chinês ajuda a coletar sêmen e exibe pornografia em tela (Foto: Divulgação)(Foto: Divulgação)
Robô-coletor de sêmen
Embora não tenha formato humanoide, o "sperm collector" simula com eficácia os movimentos do órgão sexual feminino para coletar o sêmem. A máquina realiza movimentos no pênis do usuário ao mesmo tempo em que apresenta um filme erótico em uma tela LCD. O sêmen é coletado em uma camisinha acoplada em um tudo (veja mais).


Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário