O chamado Divino

"Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes." 1 Co 1:26-29.

No dia 15/12/2010 às 11:29 o Criador do Facebook foi eleito a pessoa do ano pela revista norte-americana 'Time'. Mark Zuckerberg foi elogiado pelos métodos de administração e resultados da maior rede social do planeta o Facebook, e considerado uma pessoa extremamente influente e importante para o mundo.

Neste mesmo dia o seu Zé estava no fundo de sua casa carpindo a grama de seu quintal. Havia passado o ano inteiro falando de Jesus, procurando ser honesto e fazendo o bem sem olhar a quem. Mas o seu Zé não estava entre as pessoas mais importantes e influentes do mundo, pois não tinha nenhum dos requisitos pautados pela revista “TIME”, para ser considerado o homem do ano. Mas quem comprova que o seu Zé é menos importante? E Deus o que diria quem escolheria? E qual foi o critério usado para esta avaliação? O que Deus diria a esse respeito.Partindo deste pensamento veremos pela proposta bíblica que a sabedoria Divina em sua escolha desconsidera qualquer padrão humano e desta forma torna-se loucura para o mundo.


Mas então quais são os critérios do chamado Divino?


Nos versículos 26 e 27 de 1 Co encontramos 3 critérios quanto ao chamado divino.


1º Critério: DEUS NÃO CHAMA SEGUNDO A CAPACIDADE HUMANA.

Neste texto PAULO nos mostra que na igreja de Corinto, haviam pessoas que foram chamadas para o ministério da pregação da palavra de Deus, porém destes que foram chamados poucos eram realmente sábios e entendidos.

Ao falar estas palavras, o apóstolo deixa bem claro que o critério usado por Deus para o chamado Divino não se estabelece em procurar aqueles que aos olhos humanos são realmente capazes. Absolutamente não! Deus não vê como o homem vê. Deus vê o coração e não a aparência. Repare bem como a BV relata: Observem entre vocês mesmos, queridos irmãos, que poucos de vocês que seguem a Cristo têm um nome importante, o próprio Paulo argumenta que não são estes os escolhidos, mas pelo contrario Deus fez escolhas que o mundo considera absurdas e desprezíveis para envergonhar aqueles indivíduos que o mundo considera grandes e capazes.

Deus não nos chama para mostrar do que o homem é capaz! Deus chama aqueles que o mundo desvaloriza para mostrar que em suas mãos eles podem fazer muito mais do que os grandes e poderosos homens da terra. A escolha de Deus não parte do critério de importância social, ou de status, mas sim do grau de dependência com o Divino, pessoas incapazes sendo capacitadas por Ele.

Homens simples, que confiam mais em Deus do que em sua própria sabedoria. São estes os chamados e também são estes que realmente fazem a diferença.

Foi por este motivo que Mateus relata no cap 4 que Jesus ao começar o seu ministério e indo buscar os seus discípulos não foi nos grandes centros da cidade de Jerusalém, atrás de homens que tivessem a sua foto estampada na capa da revista “TIMES DE JERUSALÉM”. Não!


Jesus foi procurá-los na beira de riachos onde estavam homens que não passavam de pescadores anônimos, porem confiavam exclusivamente em Deus e não em sua importância e influencia no mundo, quanto a sua capacidade. Deus capacita os seus escolhidos.

Após ver que Deus não chama segundo a capacidade humana, vejamos o segundo critério do chamado Divino.

2º Critério: DEUS CHAMA AQUELES QUE O MUNDO DESPREZA.

Nesta mesma congregação estes que se consideravam mestres em certas “filosofias” estavam dando mais credito aos pregadores do que a própria mensagem da Cruz. Está mesma cruz estava se tornando escândalo para estes irmãos. Isto estava acontecendo porque em suas vãs sabedorias, Cristo não tinha lugar algum. O sacrifício da cruz estava sendo anulado e o homem estava sendo exaltado mais do que o próprio Deus. Mas Paulo exorta-os pela inspiração divina, acompanhe na NTLH os versículos 27 e 28: Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. 28 Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor. A escolha humana é contrastada com a divina nestes versículos. Deus de forma alguma despreza o fraco e incapaz. E para mostrar o critério do chamado divino Deus confunde aqueles que se acham sábios, escolhendo os considerados loucos e fracos para a sabedoria humana.

Um exemplo claro disso está em 1 Sm cap.17 quando a nação de Israel estava em batalha com os filisteus e um gigante guerreiro os desafiou. Quem chamar nesta hora? O mais forte general? O rei com sua infinita sabedoria e que tinha o domínio do exercito em suas mãos? Não! Deus chamou o menos importante naquela história, um jovem desprezado, o menor na casa de seu pai. Deus chamou um jovem chamado Davi que não era assim tão forte, e muito menos fazia parte do exercito, porem confiava somente em Deus. Isto nos mostra que o critério Divino ao chamar uma pessoa parte daqueles que o mundo despreza.

Agora vejamos porque Deus usa estes critérios!


3º Critério: DEUS FAZ ISSO PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE EM SI MESMO.

Paulo alerta a estes irmãos para não caírem mais nesta artimanha maligna de exaltar o homem e negar a gloria devida a Deus.

O maior erro do ser humano é achar que pode ser independente de Deus. Que pode viver por sua própria capacidade. Para estes que assim pensam, Deus usa estes critérios para reduzir a nada aqueles que se acham dignos de crédito. Nenhum ser humano pode gloriar-se no que fez porque a única obra patenteada pela humanidade foi a de cair em pecado. E isto não é digno de honra! Porém Jesus nos fez aceitáveis diante de Deus, nos reputou como justos e santificados por sua obra redentora. Ao ser pendurado no madeiro o morrer pela humanidade nos deus a maior oportunidade do mundo a de sermos realmente sábios se escolhermos gloriar-se no Senhor e abandonar nossa arrogância e prepotência que nos afasta de Deus, porque são estes que Deus têm chamado!

O que fica claro até aqui é que qualquer padrão de escolha que o mundo têm não se compara com a forma com que Deus nos chama para a realização de sua obra. Diante dEle nossa capacidade e sabedoria é reduzida a nada e somente por sua misericórdia faz de nós pessoas dignas de algum reconhecimento. O reconhecimento de que precisamos dEle em todo tempo. Que Deus nos ajude sempre a gloriar-se no Senhor Jesus ao qual nos Deus vida.

 

Fonte: Sombra da Cruz

0 comentários:

Postar um comentário