MATEUS 4: 18-20

18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.

19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

20 Então eles, deixaram imediatamente as redes, e o seguiram.

Conforme vimos no texto, Jesus chama Pedro para ser pescador de homens. Olhando numa ótica espiritual, pode-se dizer que Pedro, assim como qualquer um de nós, quando deixou o mundo e começou a seguir Jesus, deixou de ser pobre e tornou-se rico.

Contudo, Pedro, no final de três anos de vida junto com Jesus, logo após ter negado a Jesus 3 vezes, volta ao passado e afirma: "Eu vou pescar!" Os outros respondem: "Também vamos contigo!"

JOÃO 21: 3 – “Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar.”

O pescador de homens volta a ser pescador de peixes. Volta à vida do passado como se nada tivesse acontecido.

Vemos Pedro, de rico tornar-se pobre, espiritualmente falando, desanimado principalmente pelo fato de ter abandonado Jesus negando-o 3 vezes. Pedro desanimou, deixou seu ministério e voltou a vida antiga.

O que leva as pessoas a desistirem? Por que as pessoas desanimam?

Quantos de nós nos deixamos levar por problemas, dificuldades cotidianas e de ricos espirituais nos tornamos pobres!!

Creio que Pedro não deixou de amar Jesus, mas assim como ele, às vezes nós em nosso mundo globalizado onde tudo exige rapidez, agilidade; nos cansamos, nos esgotamos e mesmo sem perceber acabamos por deixar de fazer o trabalho do nosso Senhor Jesus Cristo da melhor maneira possível.

Quantos de nós deixamos nossos dons de lado simplesmente porque não temos tempo suficiente, ou estamos esgotados para realizar um trabalho.

Voltamos à nossa vida antiga, voltamos as velhas redes sem perceber que estamos deixando de lado o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O mais grave de tudo isso é que fazemos tudo inconscientemente, sem perceber. E você pode me perguntar, como sem perceber?

Damos 10, 12, 15 horas por dia do nosso tempo para o trabalho durante a semana e esquecemos daquele que nos deu o trabalho e saúde para trabalhar.

Dedicamos a Deus, às vezes 1 ou 2 horas nos fins de semana e viemos à igreja quase que robotizados para prestar-lhe culto, às vezes, um culto vazio, pois pensamos mais em nossos problemas cotidianos sempre pedindo e pedindo algo a Deus e esquecemos de entregar nossas vidas e nosso coração para adorar a Deus.

Às vezes tentamos com nossas próprias forças fazer alguma coisa, sem nos lembrar de que Jesus é quem nos dá força, nos esquecemos do principal que é orar, pedir sua ajuda em tudo e qualquer trabalho que realizarmos, seja na igreja ou na nossa vida pessoal.

A presença de Jesus deve nos alegrar; mesmo quando passamos por momentos difíceis. Jesus está sempre presente conosco, podemos conversar com ele em todos os momentos, podemos estar em oração, não precisamos esperar o momento do culto para ter intimidade com Deus, podemos fazer isso todos os dias, todos os momentos; oração é intimidade com Deus é conversar com Deus e devemos praticar isso.

João 21: 15, 16 e 17 – Pedro, tu me amas?

Jesus questiona Pedro por 3 vezes – Pedro, tu me amas?

E esta é a pergunta de Jesus para nós. Se você ama a Jesus, esqueça os seus erros e fracassos. Volte para o seu ministério abandonado, volte suas atenções para o trabalho da obra de Jesus, ele te restaura, te dá força. É possível recomeçar.

Devemos desistir de viver para os nossos problemas, parar de nos concentrar em fazer nossas próprias coisas.

Está preocupado com o seu cotidiano esquecendo-se de Deus, seus dons foram deixados de lado? Confie em Deus, abandone realmente as velhas redes, não volte a pescar com suas velhas redes não volte a ser pobre espiritual.

Tenha uma vida rica na presença de Deus.

Por: Alessandro Bernardi

0 comentários:

Postar um comentário