Apesar das festas de final de ano, vestibulando não pode parar de estudar. O alerta é da professora Vera Antunes, do Curso e Colégio Objetivo. “Em anos anteriores, alunos já vieram me dizer que se arrependeram de não ter aproveitado estes dias, pois a competitividade aumenta nas provas de segunda fase e quem estudar mais conseguirá a vaga”, comenta.

O roteiro de estudos do UOL Vestibular encerra sua programação propondo que o candidato continue sua rotina de estudos aproveitando as retrospectivas do ano que costumam ser publicadas pela grande imprensa. Também não custa rememorar a década passada. “A Geografia é feita de temas de atualidades”, comenta a professora Vera. Pelo lado dos livros, podemos abordar o Brasil em relação ao mundo – participação em organismos internacionais, os blocos político-econômicos e a política externa brasileira são tópicos importantes.

Para a revisão de Biologia, escolha o tema abaixo que você não estudou nas duas últimas semanas: ecologia, metabolismo energético, botânica (reprodução) e citologia – respiração, fermentação e fotos, DNA, RNA e ciclo do nitrogênio. São temas recorrentes nos vestibulares, apontados pelo professor Silvio Higa, do Colégio Rio Branco.

Intertextualidade
Em Literatura, explore a intertextualidade entre as obras da lista obrigatória. “São as relações temáticas que podem ser estabelecidas entre os livros. Observe que elementos existem de comum e divergente nos textos”, comenta o professor José Eduardo Nicoletti, do Cursinho Universitário. Um exemplo citado pelo professor é a crítica aos tipos sociais, especificamente ao clero, presente tanto no Auto da Barca do Inferno como em Memórias de um sargento de milícias.

Para a revisão de Química, Física e Matemática, a sugestão é resolver questoes das provas anteriores. “Se ainda houver dúvida, procure um professor para te explicar a matéria, corrigir as dificuldades”, ressalta a professora Vera, do Objetivo.

O UOL Educação, particularmente, aposta em dois tópicos de cada uma dessas disciplinas: Funções orgânicas (oxigenadas e nitrogenadas), bem como a Tabela Periódica, no que se refere a Química. Já em Física, eletricidade e dinâmica (particularmente a resolução de problemas) devem estar presentes nos principais vestibulares. Finalmente, em Matemática, a sugestão recai sobre funções e geometria plana (na qual o Teorema de Pitágoras tem sempre destaque).

E não se esqueça de treinar para a Redação. O Bancos de Redações do UOL pode ajudar nesta hora. Em Português, revise colocação pronominal, regência e concordância verbal e nominal, de acordo com sugestão do professor Nicoletti.

A revisão de História do Brasil deve considerar que temas relacionados ao período colonial (fique ligado nas questões econômicas) e à república (em que a Revolução de 30 é um divisor de águas) são os mais importantes. Em História Geral, grandes conceitos elencados na semana passada podem ser o fio condutor desta revisão. Fascismos, nacionalismo, comunismo, democracia e socialismos são os principais. A resolução de exercícios de provas de anos anteriores também é válida para estas matérias e pode ajudar a levantar as dúvidas que ainda restam.

Por: Ligia Sanchez
Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário