Capitão América

Capitão América

“Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Ef 6:16

“A revista conta a história de um rapaz franzino e com problemas de saúde, que deseja de qualquer forma participar dos esforços estadunidenses para vencer a Segunda Guerra Mundial. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qualquer coisa" é tão literal que ele se torna parte de um experimento para a criação de soldados superiores em tudo: o "projeto supersoldado", que consistia em um soro especial e a radiação de raios gerando um crescimento físico geral, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil.” Wikipedia

Quem conhece a história do Capitão América sabe muito bem por que ele foi criado: o símbolo do patriotismo americano contra o nazismo durante os anos da Segunda Guerra Mundial, mas podemos perceber que este herói possuía um atributo muito valioso, a fé.

Talvez não a fé em Deus explicitamente, mas a fé e a motivação que moviam aquele jovem eram tão impressionantes que, mesmo sendo franzino e pequeno, é escolhido para se tornar um super soldado. A questão é, você também tem esse desejo de ser um super soldado nas batalhas do mundo espiritual? Aprendamos então com o exemplo do capitão, sempre à luz da Palavra de Deus sobre como é importante estar bem protegido para poder seguir em frente e atacar.

O escudo do nosso herói é um artefato altamente resistente e tecnológico. Criado pelo patriarca da família STARK (pai do Homem de Ferro), protege e afasta os perigos que o rodeiam. É importante ressaltar que Capitão América não possui nenhum super poder, apenas é mais rápido, forte e ágil que os outros homens.

Isso nos ensina algo, não precisamos possuir dons impressionantes, ser exímios pregadores ou ensinadores, quando estamos bem guardados atrás do escudo de nossa fé. Ela nos permite passar pelas batalhas do mundo espiritual sem sermos atingidos pelos dardos inflamados de satanás, sejam tentações, induções ao erro, ou até mesmo o desabrochar de nossa natureza pecaminosa, que a todo custo tenta dominar nossas vidas.

Apesar das aflições, sabemos que somos guardados por aquele que já venceu o mundo. A fé em Jesus e em Suas promessas é um escudo tão resistente que não há poderes na terra ou nos céus que podem vencê-lo. Antes mesmo de pensarmos em “atacar” que em nosso caso significa anunciar o evangelho, precisamos nos certificar que nosso escudo não tenha nenhuma rachadura, mesmo que pequena.

Essas rachaduras podem ocorrer se nossa fé for abalada por problemas, angústias, enfermidades e dores ou ainda momentos e situações difíceis que parecem tardar em passar. Nosso escudo pode estar levantado, mas sendo atingido e avariado a cada golpe que a vida ou as circunstâncias nos dão. Como então faremos para juntar forças e manter nosso escudo erguido?

Como responderemos então esse questionamento:

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?”

Com a própria Palavra de Deus:

“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 8:38-39

Nosso escudo é nossa fé, a parte de nossa armadura que pode defender homens fracos e comuns, como você e eu, homens de pouca fé, de medos e angústias que muitas vezes nos consomem. Podemos então nos tornar heróis da fé, aqueles que passarão pela grande tribulação e lavarão suas vestes no sangue do Cordeiro.

A fé em Jesus nos garante muito além da vitória aqui na terra, nos proporciona o triunfo sobre o pecado e a morte eterna, e a vitória eterna daqueles que terão suas lágrimas enxutas na presença gloriosa de seu Salvador Eterno.

 

Fonte: Sou da Promessa

0 comentários:

Postar um comentário