THOR – E a arma mais poderosa de todos os tempos

Esta série de artigos tem como plano de fundo os super heróis do filme Vingadores, que entrou em cartaz no dia 27 de Abril de 2012 e conta a historia dos heróis: Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, Thor e os agentes Gavião Arqueiro e Viúva Negra, que irão se reunir para defender a terra de uma grande ameaça. Quais lições podemos aprender com as características de cada um deles e da iniciativa de uni-los? Acompanhe!

“Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” Efésios 6:17

“Thor é virtualmente um deus de outra realidade, possuindo vastos poderes. Desta maneira, possui força e velocidade sobre-humanas. Também é capaz de controlar os elementos da tempestade, gerando tempestades, raios, furacões e geadas. Além de possuir equipamentos poderosos, como o martelo mágico Mjolnir e o cinturão da força Mejingjord.” Wikipédia

Falo de Thor e lembro-me logo de seu poderoso martelo, que originalmente também é descrito como um machado. Sua habilidade em empenhá-lo torna-o tão singular quanto poderoso em seus atos heroicos. Se você reparar bem vai ver que de todos os heróis da saga ele é o que melhor sabe empunhar sua arma.

Saber manusear bem sua espada, sua lança, seu cavalo, sempre foi  a diferença entre vitória e derrota nas batalhas do passado. Onde o corpo a corpo era a forma mais eficaz de combate, os guerreiros mais bem preparados sobrepujavam aqueles menos habilidosos. Sendo assim, a vitória pertencia ao exército mais corajoso e preparado, duas qualidades essenciais para o triunfo, das quais discorreremos a seguir.

A espada citada na armadura do cristão é conhecida como Palavra de Deus. Mas quais poderes essa arma pode dispor ao jovem que sabe bem manuseá-las? Uma infinidade deles, para todas as situações, seja num momento de ataque ou em sua defesa. A palavra de Deus bem manuseada tem o extremo poder de livrar da morte, de abrir o caminho para a salvação (“conhecereis a verdade e ela vos libertará”) e ainda de mandar o inimigo para bem longe de nós.

Sempre quando vemos um personagem bíblico que empenha bem esta arma percebemos o quão importante ela é no dia a dia cristão. Paulo, Pedro, João, todos estes sabiam muito bem o que dizia as escrituras, ali estavam armazenados todos os segredos para suas vitórias, era a própria voz de Deus revelada a eles.

Conheciam a arma que tinham e sabiam usá-la em favor da causa de Cristo. Estes simples homens, alguns de origem muito humilde, conseguiram levar o poder da salvação desta arma a muita gente, quanto mais a Palavra era espalhada, mais se viam os frutos e seu poder de ação. Corações sendo quebrantados, vidas sendo curadas, restauradas e convertidas ao único caminho que nos leva a salvação: Jesus.

Conta a história de Thor, que um dia seu martelo foi roubado por um inimigo. Quero fazer referência aqui a um diálogo muito impressionante narrado pelos evangelhos, onde o próprio diabo tenta “roubar” e fazer uso da poderosa arma chamada Palavra de Deus.

No episódio da tentação de Jesus, satanás tenta usar a Palavra contra o próprio Deus. Procurava então uma forma de aniquilá-la usando seu próprio poder. O que ele não sabia era que esta não possui defeitos de fabricação, não falha nunca e não poderia ser usada contra seu próprio criador.

Veja que poder destrutivo ela poderia ter se Jesus não soubesse muito bem como usá-la. Temos que tomar muito cuidado com o que lemos, assistimos ou ouvimos por aí, pois a má utilização desta arma pode trazer danos terríveis. Heresias, erros de interpretação, a famosa “exejegue” que é o mau uso da exegese (interpretação profunda de um texto bíblico) são riscos comuns a aqueles que não estão acostumados a manusear este artefato nos deixado por Deus.

Veja só, a Palavra bem utilizada tem muito em seus efeitos, ela é o manual de instruções para as batalhas do dia a dia. Além de nos proteger do medo, falta de fé, apostasia e insegurança, ela tem o poder mais fundamental para a nossa vitória espiritual, o poder de nos levar a Jesus, o próprio feitor, aquele que a deixou para que seus filhos pudessem usá-la e serem vitoriosos em tudo o que fizerem.

Palavra de Deus, a arma mais poderosa de todos os tempos!

 

Fonte: Sou da Promessa

0 comentários:

Postar um comentário