Buscadores surgem ao tempo todo, o Blekko pode ser mais um deles que fracassarão em breve. Rick Skrenta, co-fundador e diretor-executivo do Blekko, disse que desde o início do Google, a internet foi invadida por sites pouco úteis, cheios de links e palavras-chave que os empurram para o topo dos resultados de busca do Google e que oferecem pouca informação. O Blekko tem como objetivo mostrar os resultados de busca apenas de sites úteis, dignos de confiança. "O objetivo é limpar a busca da web e deixar todos os spams de fora", disse Skrenta.

A grande pergunta desta matéria é: Se fosse simples de fazer isto, por que o Google já não o teria feito?

A ferramenta de busca do Blekko vasculha 3 bilhões de páginas da internet que considera confiáveis, mas mostra apenas os melhores resultados de um determinado tópico. Há as slashtags, que facilitam a busca por determinado assunto, funcionando como uma espécie de filtro. Por exemplo, se o usuário procurar por iPad/Amazon, os resultados do dispositivo serão somente da loja online. Há também a possibilidade de fazer buscas em uma das categorias, que englobam saúde, receitas, automóveis, hotéis, músicas, entre outras.

A versão beta do Blekko foi já testada por oito mil utilizadores que criaram mais de três milslashtags diferentes. Uma vez que a origem do motor-de-busca é norte-americana, a base de dados está muito limitada àquele mercado. Com a chegada de mais utilizadores, espera-se que o conjunto de recursos aumente e se torne mais diversificado.

Outro grande problema destas novas ferramentas será a adesão pelo povo? O Google já está tão em nossas mentes que dificilmente haverá mudanças. Mas se for para melhorar as buscas por que não tentar, não é?

Fonte: oficinadanet.com.br


0 comentários:

Postar um comentário