A fraqueza  espiritual  é algo do qual ninguém está livre, nem os crentes.  Ninguém pode dizer que nunca ficará fraco espiritualmente, pois somos  seres que mudam muito rápido, somos seres influenciáveis por vários  tipos de situações, além, é claro, das nossas fraquezas que sempre se  levantam contra nós em lutas grandiosas, e [podem] nos enfraquecer.  Paulo neste ponto era pé no chão, pois declara:  “Aquele,  pois, que pensa estar em pé veja que não caia.” (1 Co 10. 12)
Precisamos estar  conscientes  da nossa condição frágil enquanto seres humanos.  Fico muito desconfiado de pessoas que parecem ser super-heróis que  praticamente não tem nenhum “ponto fraco”, ou que sempre demonstram que  não tem nenhum problema, ou fraqueza, ou dor, ou dificuldade. O ser  humano normal não é assim e nem o cristão  normal é assim. 
No entanto,  existem também aqueles que sempre estão fracos e que nunca são vistos de  pé e de cabeça erguida. Estes, por algum motivo, tomaram sua condição  humana frágil como desculpa e não reagem diante dos desafios da vida.  Preferem ser chamados sempre de derrotados, pois assim não tem muita responsabilidade  com Deus e nem com a vida. 
Estes dois extremos são  perigosos e prejudiciais.
A Bíblia nos traz o  equilíbrio quando nos mostra que somos sim frágeis “...Que  é a vossa vida?  Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.”  (Tg 4. 14).  Porém, em nenhum momento a Bíblia nos deixa  estacionar nesse pensamento como se não tivéssemos condições de viver  uma vida de vitórias e superação das fraquezas, pois Jesus declara: “Vinde  a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos  aliviarei.” (Mt 11. 28). Existe alívio e possibilidade de superação à  nossa disposição.
Podemos sim passar  momentos de fraqueza espiritual devido a nossa fragilidade e até devido  aos nossos erros, mas esta situação pode sim ser resolvida quando  buscamos a solução em Jesus Cristo e nos empenhamos em mudá-la vivendo  uma vida de comunhão com Deus. Porém, não podemos colocar um “salto  alto” achando que nos tornamos os todo-poderosos por causa da presença  de Jesus; antes, devemos cuidar para que a nossa fragilidade não nos  domine novamente e nos desanime espiritualmente.
Fraqueza espiritual pega  sim em crentes, mas pode ser vencida quando retomamos uma vida de  comunhão com Deus, baseada na dependência total Dele e quando nos  empenhamos em fazer a nossa parte.
Vi no:esboçandoideias

0 comentários:
Postar um comentário