Homem de Ferro e sua poderosa armadura

Esta série de artigos tem como plano de fundo os super heróis do filme Vingadores, que entrou em cartaz no dia 27 de Abril de 2012 e conta a historia dos heróis: Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, Thor e os agentes Gavião Arqueiro e Viúva Negra, que irão se reunir para defender a terra de uma grande ameaça. Quais lições podemos aprender com as características de cada um deles e da iniciativa de uni-los? Acompanhe!

“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo.”Efésios 6:11

Com certeza este é o personagem preferido de muitos que assistiram aos seus filmes e ao filme vingadores. Com uma resposta sempre afiada na ponta da língua e uma inteligência a causar inveja a muitos cientistas, Tony Stark cria uma armadura poderosíssima, que o ajuda nas batalhas e lhe confere muito poder.

Pela ótica cristã, quando falamos de armadura logo nos lembramos de Efésios e a armadura do cristão. Sim, as semelhanças são muitas. Para gerar energia para sua armadura, Stark desenvolveu um aparelho que gera muito poder  e faz com que todo o resto funcione. Da mesma maneira, a primeira recomendação que a Palavra nos traz, antes mesmo de vestirmos nossa armadura, é buscarmos a energia necessária para que ela funcione bem. Veja:”Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.” Ef. 6:10

Com a armadura carregada e pronta para a ação, o Homem de Ferro sabe muito bem como manuseá-la. Sabe usar tanto os escudos que o protegem, quanto as armas que o ajudam a atacar o inimigo. Da mesma forma a armadura do jovem cristão é descrita pelo próprio Criador, tanto para defesa, quanto para ataque. Saber manusear e aproveitar de todos os recursos que essa armadura tem, pode ser a diferença entre uma vitória ou uma derrota dentro das batalhas.

O cinto da verdade e a couraça da justiça, itens essenciais a todo herói, que sempre deve ser verdadeiro e justo em todas as suas ações, e combater firmemente quem não procede dessa maneira. Na nossa armadura isso significa caráter cristão, vida reta segundo a vontade Dele, qualidade essencial para vencermos a batalha contra os principados do mal.

Tony Stark dá a sua armadura um poder que todo ser humano gostaria de ter, voar. Seus pés viram propulsores de energia que o fazem levantar voo rapidamente. Nossa armadura deve conter os calçados da prontidão do evangelho e tão prontamente quanto o voo do Homem de Ferro, deve ser nossa missão de levar o evangelho de Jesus Cristo a todos aqueles que não o conhecem.

A armadura é praticamente impenetrável, forjada com alta tecnologia, protege inteiramente o corpo do homem frágil que a manipula. Da mesma maneira devemos usar o escudo da fé, sendo assim, mesmo que as investidas de nosso inimigo sejam vorazes e impiedosas, estaremos protegidos e guardados. Atrás deste escudo nada pode nos atingir, nossa fé garante uma proteção divina sobre nós, que somos muitas vezes frágeis e violáveis.

É hora de atacar, o Homem de Ferro não possui uma espada, mas suas mãos são capazes de lançar lasers super potentes e destruidores, capazes de destruir homens, tanques de guerra e edificações. Nossa espada é muito mais poderosa, conhecida como Palavra de Deus, já que nossa guerra não é contra inimigos de carne ou sangue, devemos sempre lembrar que o inimigo é sempre derrotado mediante a força de Deus, por meio da Palavra e oração.

Para finalizar olhemos para o capacete de Stark, uma bela criação eu diria. Cheio de recursos e ostentações, lhe confere todas as informações necessárias para a batalha e ainda lhe traz um status, pois é uma bela peça forjada no mais nobre aço. Pois bem, que diremos então do capacete de nossa armadura? Ele é chamado de salvação e de igual modo ao anterior tem duas funções muito valiosas.

A primeira e primordial é a proteção que nos garante, Jesus morreu por nós e foi Ele mesmo que forjou este capacete com seu sangue. A vitória da cruz nos garante a salvação eterna, por conta disso vestimos com a certeza de que, se crermos, seremos salvos por Ele.

A segunda característica também é relevante. Da mesma maneira que os capacetes dos soldados romanos representavam suas vitórias nas batalhas, devemos vestir o capacete da salvação com muita alegria, pois sabemos que a vitória já é nossa, por meio daquele que nos salvou.

Vista sua armadura, ela é concedida a você gratuitamente, não por dádiva, nem por merecimento, mas pela graça do Senhor que tem sempre a preocupação de cuidar bem daqueles que são chamados Seus.

Por: Ricardo Rodrigues

Fonte: Sou da Promessa

0 comentários:

Postar um comentário